A importância dos geradores em hospitais

A importância dos geradores em hospitais

A falta de energia elétrica pode causar impactos relevantes em nossa rotina doméstica, pois ela permeia o funcionamento de equipamentos que nos trazem conforto e agilidade em nosso cotidiano.

Em um ambiente hospitalar esse contratempo pode ocasionar danos irreversíveis, pois toda a infraestrutura organizada para o tratamento dos pacientes é desativada. A energia elétrica nesses lugares é vital.

Entenda o porquê

O sistema de energia elétrico é responsável por manter o funcionamento de toda a aparelhagem utilizada em hospitais ou centros de saúde. A interrupção deste fornecimento pode causar danos definitivos e irreparáveis aos pacientes, visto que estes são monitorados e tratados com equipamentos que demandam eletricidade.

Manual de segurança no ambiente hospitalar

É necessário que se garanta o abastecimento ininterrupto de energia elétrica a todas as unidades de saúde e essa questão é tão importante que a Anvisa e o Ministério da Saúde elaboraram o  Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar, onde um capítulo é especialmente dedicado a esse assunto.

Nele, são oferecidas diretrizes para um sistema integrado de emergência que atue imediatamente, garantindo o suprimento imediato de energia elétrica em casos de interrupção de fornecimento.

O manual prevê as estruturas que devem ser alimentadas, medidas para ausência total ou parcial de energia elétrica e, ainda, treinamento para a população hospitalar.

Solução para a falta de energia hospitalar

No caso de falta de eletricidade, os hospitais deverão utilizar geradores de energia, que serão acionados imediatamente após uma queda de energia, sendo responsáveis por manter em funcionamento toda a estrutura hospitalar, sem comprometer as demandas vigentes.

Esses equipamentos darão continuidade nos procedimentos cirúrgicos e tratamentos que necessitam de eletricidade para funcionar, considerados vitais para os pacientes.

Os geradores fornecem ainda, energia para o funcionamento de elevadores, climatização, iluminação, sustentação para as demandas dos laboratórios de análises clínicas, processamento de exames e a refrigeração de materiais conclusivos para a elaboração de um diagnóstico preciso.

Capacidade dos equipamentos

Cada organização hospitalar deverá avaliar a capacidade dos suprimentos para a geração de energia emergencial, variando de acordo com a quantidade e demanda dos equipamentos, para obter maior potência disponível.

Há casos em que deverá ainda, haver reserva de um outro gerador, aumentando a segurança no suprimento emergencial de energia elétrica. Para que os equipamentos operem de forma segura, é necessária a avaliação de um dimensionamento profissional.

A DCML Solutions é especialista em venda e manutenção de geradores à diesel.

Entre em contato com a gente para mais informações.

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.