Afinal, o repotenciamento de motores é vantajoso? Leia e esclareça

repotenciamento

Compartilhe esse post

O repotenciamento de motores é um recurso eficiente que pode trazer muitas vantagens para seu veículo ou equipamento.

É preciso analisar as condições para aplicar alguma das técnicas corretamente e tirar proveito da potência a partir da reprogramação do sistema.

Quem quer mais desempenho, seja em um veículo, um barco, um gerador ou outro equipamento, pode analisar a possibilidade de repotenciamento.

Nesse artigo vamos trazer informações a respeito do que é a técnica e as suas principais vantagens para que você possa entender mais e avaliar o repotenciamento do seu motor.

Continue a leitura e aproveite o conteúdo!

O que é repotenciamento de motores

Começamos dizendo o que não é. Repotenciamento de motores não é recondicionamento e nem retífica.

Uma das técnicas consiste em mudar os parâmetros de fábrica, com o objetivo de aperfeiçoar os mapas de injeção e o ponto de ignição, incrementando a configuração do software padrão, para ganhar potência e torque.

Sabia que os motores podem sair da montadora com até 45% a menos de sua capacidade total?

Existem alguns motivos para o fabricante fazer isso, como por exemplo:

  • Precaução quanto ao uso inadequado do motor ainda no período de garantia;
  • Redução dos impostos, que são calculados sobre a potência, para aumentar a competitividade comercial do produto. 

Então, um motor que sai da fábrica pode ser reconfigurado para alcançar sua potência máxima. É como extrair do motor o melhor que ele pode dar.

Quais as vantagens do repotenciamento

Como dissemos, o repotenciamento visa melhorar a performance e a economia do motor, além de reduzir a emissão de poluentes. Na prática, isso significa:

  • Mais torque;
  • Direção mais suave;
  • Arranque mais rápido;
  • Redução de consumo;
  • Mais força nos aclives;
  • Maior alívio para o motor;
  • Marchas mais sustentáveis;
  • Ultrapassagens mais seguras;
  • Maior conforto nas manobras;
  • Menor desgaste para as peças;
  • Mais valorização para o veículo;
  • Redução dos impactos ambientais; 
  • Maior prazer em dirigir o possante etc.

O retrofit dos ônibus londrinos

Outro modo de fazer o repotenciamento de um veículo ou da frota inteira, também chamada de retrofit, é a substituição de um motor de modelo antigo por outro mais moderno e da mesma marca. 

Em Londres, na Inglaterra, um projeto de repotenciamento conduzido pela Cummins mantém os antigos e tradicionais ônibus vermelhos de dois andares em circulação, prolongando sua vida útil em cerca de oito anos.

O projeto consiste em atualizar o motor Euro IV, da frota mais antiga, ao migrar para a tecnologia Euro VI, que reduz as emissões de partículas em até 90%, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar.

Um sistema stop/start também permite a paragem automática do motor durante o embarque e desembarque, reduzindo o consumo de combustível dos clássicos ônibus londrinos em até 8%, em 16 horas de funcionamento. 

Assim, o repotenciamento da Cummins para os ônibus londrinos coloca a frota em conformidade para trafegar na Ultra Less Emission Zone (ULEZ), a Zona de Ultra Baixa Emissão que vigora no hipercentro de Londres.

O repotenciamento com troca de marca

Uma boa opção para repotenciamento é a troca de um motor de marca comum por um motor Cummins, uma marca sólida e consagrada no mercado, e assim obter mais eficiência.

A DCML, representante brasileira dos motores Cummins, também usa o termo inglês repower para se referir a esse processo. 

Aqui, não se trata de alterar a configuração padrão do motor original, como mencionamos no início do artigo e sim da troca por uma marca mais confiável.

Os profissionais especializados da DCML estão qualificados para executar o trabalho com precisão. 

Então, agora que leu nosso artigo, você sabe que é possível ter um veículo ou equipamento mais eficiente, por meio do repotenciamento.

Os profissionais da DCML estão prontos para dar informações sobre a melhor técnica e para executar o serviço com profissionalismo. Clique aqui e entre em contato com a equipe!

Mais para explorar