Como abastecer um gerador a diesel e quais cuidados tomar?

Como abastecer um gerador a diesel e quais cuidados tomar?

Para que o gerador a diesel consiga operar em sua máxima capacidade, prevenir acidentes e dar maior segurança ao estabelecimento, existem alguns cuidados específicos que devem ser tomados.

Ao abastecer um gerador a diesel, é importante identificar o melhor tipo de combustível para o motor, bem como estar atento às especificações previstas por lei quanto ao impacto ambiental.

Veja agora o que é preciso saber para abastecer um gerador a diesel e as principais precauções que devem ser tomadas.

Entenda o que precisa ser considerado na hora de escolher o combustível ideal para abastecer o gerador a diesel!

O diesel é um óleo derivado do petróleo amplamente utilizado como combustível em motores elétricos e no sistema de geração de energia elétrica. Desde 2008, aqui no Brasil, o tipo de diesel fabricado e consumido é composto por óleo mineral e biodiesel, conhecido popularmente como Diesel B.

O biodiesel é de origem biodegradável e pode ser produzido de duas formas diferentes: a partir de reação química de óleo ou gordura animal ou vegetal com adição de álcool servindo como catalisador do processo, ou ainda por meio dos processos químicos de esterificação e craqueamento.

Entre as propriedades do biodiesel, estão maior absorção da água do ar, disposição para formação de microorganismos e redução do desgaste no sistema de injeção de combustível. Além disso, a utilização do biodiesel como aditivo no óleo diesel contribui para a redução da emissão de gás enxofre na natureza. Apesar do enxofre ser benéfico para manter toda a estrutura interna do motor do gerador lubrificada, prolongando sua durabilidade e desempenho, ao reagir com água da atmosfera produz a chuva ácida, além de ser prejudicial a saúde.

Um substituto adequado para o enxofre são os estabilizadores de óleo diesel. Este produto mantém a estrutura do motor do gerador longe do risco de degradação a longo prazo, e evita o surgimento de fungos e bactérias no combustível.

No entanto, mesmo que se faça o uso desta e outras alternativas de combustível, o desempenho do motor e a quantidade emitida de gases em atividade podem variar de gerador para gerador.

Além do local de instalação do gerador, a forma de armazenamento do tanque e o combustível em si também pode influenciar diretamente no desempenho do gerador de energia. Se o diesel já tiver quase dois anos de armazenado, é recomendável fazer o dimensionamento do tanque antes de reabastecê-lo, com base nos testes feitos no combustível durante este período para verificar sua qualidade.

Portanto, antes de adquirir o diesel, imprescindível pesquisar com afinco sobre as marcas e composições do óleo diesel existentes no mercado. E, claro, sempre consulte as recomendações estabelecidas pelo fabricante e/ou distribuidor do motor do gerador.

Check-list para abastecer o gerador a diesel da forma correta

  • Não deixe de verificar os níveis de óleo do motor. Se estiver abaixo do recomendado, a estrutura do gerador pode ficar danificada ou queimar mais combustível que o necessário;
  • Observe se há qualquer sinal de ruído ou vibração durante o funcionamento;
  • Certifique-se de que o motor a diesel esteja aterrado corretamente para evitar choques elétricos durante seu manuseio;
  • Ao instalar o grupo gerador, dê preferência a superfície nivelada com boa ventilação para evitar vazamentos e acúmulo de gases tóxicos prejudiciais à saúde;
  • Mantenha os filtros e tanques de combustível sempre limpos e faça sua substituição conforme indicado pelo fabricante.

Todo os procedimentos citados acima devem ser feitos por um técnico especializado em manutenção deste tipo de gerador.

Além de saber como abastecer um gerador a diesel corretamente, fazer a manutenção regular deste equipamento também contribui positivamente para prolongar sua vida útil e manter suas operações em máxima capacidade.

Através deste tipo de manutenção, torna-se mais fácil identificar qualquer sinal de problema na estrutura do gerador. Quer saber mais como tudo isso funciona? Então clique aqui e saiba como fazer manutenção de geradores a diesel.

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.