Como dimensionar geradores de energia elétrica de forma correta?

Como dimensionar geradores de energia elétrica de forma correta?

Antes de adquirir um grupo gerador, é preciso definir qual será o objetivo deste equipamento e para quais fins ele será destinado, além de avaliar a capacidade energética necessária tanto do gerador quanto das máquinas que serão conectadas à ele.

Essas informações fazem parte do dimensionamento dos geradores, elemento fundamental para garantir durabilidade e rendimento do grupo gerador, evitando possíveis desperdícios de combustível e no consumo de energia.

Mas você sabe como dimensionar gerador de energia elétrica? Se a resposta é não, continue a leitura e saiba como fazê-lo de forma correta.

Por onde começar o dimensionamento dos geradores de energia?

Você já sabe que, independente da demanda e potência de energia necessária, para que o grupo gerador tenha alta rentabilidade e contribua para redução no consumo, é preciso ter alguns cuidados, certo? O mesmo vale para o dimensionamento de geradores.

O tipo de carga, período da operação, forma de utilização e local de armazenamento são os principais pontos para serem analisados ao elaborar o dimensionamento dos geradores de energia elétrica.

Além dessas características, é necessário também calcular a potência do grupo gerador. Porém, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração, como observar se seu consumo é de caráter emergencial ou essencial.

Os do tipo emergencial, por exemplo, é preciso fazer a distinção entre consumidores essenciais ou não essenciais pois, dependendo do caso, você pode optar por um gerador de menor porte.

Em condições onde a energia elétrica é utilizada de modo constante e tem maior demanda no consumo, é indicado o uso de grupo geradores mais robustos e de maior potência (geradores à diesel).

Para saber a potência do grupo gerador ideal, você deve somar o índice de consumo de energia elétrica em watts (W) de todos os objetos que serão conectados isolados ou simultaneamente ao dispositivo.

O resultado dessa soma corresponde ao total de energia que o grupo gerador deverá produzir. Na hora de calcular, é recomendado estabelecer 25% de sobra da potência em relação ao valor necessário, por vias de segurança.

O cálculo é feito da seguinte maneira:

Potência (W) =  tensão (volts) x corrente (amper)

Ao efetuar o cálculo, você pode considerar 1CV = 750 W e 1000 W = 1KVa

Outra dica importante é verificar a potência de funcionamento (Watt) das placas dos equipamentos que serão ligados ao gerador, onde constam informações necessárias para fazer o dimensionamento correto.

Dentre elas, destacamos:

  • corrente nominal (In)
  • potência do motor (CV)
  • relação entre as correntes de partida e nominal (Ip/In)
  • tensão nominal (V)

 

Em aparelhos de caráter indutivo (os que possuem motor para operar), o valor da potência deve ser multiplicado por 4 devido ao pico de energia que tais equipamentos atingem ao serem acionados.

Portanto, essa estimativa deve ser lembrada quando o valor da potência for calculado pois, dessa forma, será possível obter o total exato da capacidade energética necessária.

Já os considerados resistivos (chuveiro elétrico, televisão e aquecedores), o valor de pico nominal não sofre alteração.

Vejamos abaixo um exemplo de como efetuar o dimensionamento de geradores de energia elétrica:

Posto de combustível

2 bombas x 3 motores x 1 CV =  4.500W uso normal/ 18.000W pico
6 lâmpadas 90 W LED na pista = 540W uso normal
1 computador para pista = 800W uso normal
1 computador para a loja = 800W
1 Freezer = 700W uso normal/2.800W pico
4 lâmpadas 60W LED loja = 240W uso normal

Total = 7.589 W / 23.180 no pico

Portanto, o valor mínimo do gerador seria de 8 KVA, sendo no pico de partida, 23.000W.

Quais as consequências de não fazer o dimensionamento de geradores de energia elétrica?

Se a etapa do dimensionamento for ignorada, pode acarretar em superaquecimento do grupo gerador, alto consumo de óleo lubrificante e aumento da fumaça produzida, prejudicando a performance tanto do gerador quanto dos aparelhos conectados à ele.

E para fazer o dimensionamento de maneira correta, procure por um técnico eletricista. Ele é o profissional indicado para identificar a demanda energética necessária do grupo gerador, além de fazer sua instalação de forma segura.

Como vimos, dimensionar geradores de energia elétrica é elemento fundamental para que as operações dos equipamentos sigam com exímio desempenho.

Se você ficou interessado em comprar um grupo gerador, nós da DCML somos especializados na venda de geradores Cummins, um dos melhores do mercado.  Visite nossa página e faça agora mesmo seu orçamento!

 

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.