Como economizar energia na indústria?

Como economizar energia na indústria?

O aumento nas tarifas de energia no Brasil, aliado à preocupação com o impacto ao meio ambiente, despertou nas grandes indústrias a iniciativa de estudarem alternativas para reduzir o consumo de energia elétrica no setor industrial.

Durante o período de instabilidade econômica ainda recente no Brasil, houve a necessidade de diversos setores econômicos do país estabelecerem uma grande contenção de gastos, além de um monitoramento mais assertivo nos níveis de consumo de energia.

No caso das indústrias, esse monitoramento foi motivado, principalmente, pela alta demanda energética exigida pelas máquinas e demais ferramentas utilizadas no processo produtivo.

De acordo com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), a energia elétrica equivale até 40% do custo total de produção. Apesar da porcentagem alta, é possível diminuir estes índices com algumas práticas bem simples.

Neste artigo, vamos te mostrar 8 dicas de como economizar energia elétrica na indústria, sem deixar de usufruir o máximo de eficiência energética oferecida.

Confira agora algumas práticas para economizar energia elétrica na indústria!

É no setor industrial onde há o maior consumo de energia elétrica no Brasil. Por causa do intenso e contínuo ritmo de produção, as operações do setor industrial dependem de uma alta demanda de consumo de energia elétrica para manter suas atividades.

Os investimentos em energia elétrica no setor industrial devem visar, sobretudo, um melhor aproveitamento da condição energética que a companhia local oferece.

No entanto, é importante que a empresa invista em ações que garantam redução no consumo, e evitar gastos e cortes desnecessários no setor, além de manter os índices de produtividade altos. Com um bom planejamento, essas práticas ajudam a empresa obter um excelente retorno financeiro, que pode ser posteriormente reinvestido no próprio negócio.

Veja agora algumas opções de como economizar energia na indústria:

1 – Substitua as lâmpadas comuns por iluminação fluorescente ou do tipo LED

Além de possuírem iluminação mais potente e duradoura devido a sua composição (vapor de sódio), as lâmpadas do tipo LED ou fluorescentes gastam bem menos energia. Esse tipo de iluminação é muito indicada para ambientes fechados, onde não há janelas e, consequentemente, não há entrada de luz natural. Faça uma avaliação do tipo de lâmpada utilizada nos setores e invista na troca. E para ajudar ainda mais a economizar energia na indústria, recomendamos a instalação de sensores que desligam as luzes do ambiente quando o mesmo estiver em desuso.

2 – Valorize a iluminação natural

Ampliar as janelas para aumentar a entrada da luz do sol e usar telhas translúcidas feitas de material reciclado, vidro ou policarbonato são ótimas práticas para um melhor aproveitamento da iluminação natural no setor industrial.  Outra dica interessante é pintar as paredes com cores claras, pois ajudam a refletir a luz natural no ambiente.

3 – Observe os sistemas de ventilação e aquecimento

Os equipamentos de ventilação e aquecimento podem representar cerca de 30% do consumo de energia da empresa. Antes de comprar equipamentos para compor o setor de produção, é preciso determinar a quantidade de energia que o sistema de ventilação vai utilizar para controlar os níveis de temperatura dessas máquinas.

Portanto, para garantir uma economia de energia, é indicado implementar um sistema de gerenciamento de energia durante os períodos de uso, como por exemplo, ativar o esquema de ventilação em horários determinados.

4 – Proteja os condensadores de ar condicionado

Para diminuir a incidência de luz solar destes equipamentos, é indicado instalar pequenas coberturas para evitar superaquecimento que podem prejudicar o funcionamento do ar condicionado e demais aparelhos de ventilação. Reduzindo a temperatura, os condicionadores de ar irão necessitar de menos energia para resfriar o ar.

5 – Evite os horários de pico de consumo

Geralmente é entre 18 e 21 horas que os índices de consumo de energia costumam ser elevados. Logo, para atender essa alta demanda, mais energia precisa ser gerada, encarecendo ainda mais o consumo de energia para o setor.  Uma alternativa para economizar energia é a de estabelecer períodos de produção em horários onde o nível de consumo de energia seja inferior, evitando assim maiores conflitos na transmissão energética em conjunto com outros setores.

6 – Faça a manutenção regular dos equipamentos

Todos as máquinas e ferramentas utilizadas no processo de produção industrial precisam passar por manutenção para que continuem operando com eficiência. Isso vai reduzir, além do consumo de energia elétrica, paralisações desnecessárias que podem atrasar a produção do setor.

Essas manutenções podem ser do tipo preditiva ou preventiva, e variam de acordo com o tipo de trabalho que tal equipamento será empregado.

7 – Observe o tempo de vida útil dos equipamentos e faça as substituições necessárias

Uma simples troca de monitores, geladeiras, aparelhos de ar-condicionados e lâmpadas geram uma economia significativa na conta ao final do mês. Procure por marcas e modelos que contenham sistema de economia de energia integrado. A reforma e troca de equipamentos geram, ainda, uma economia significativa do ponto de vista financeiro.

8 – Utilize geradores de energia elétrica

Os grupos geradores são equipamentos de alta performance utilizados para garantir o fornecimento contínuo de energia em períodos de instabilidade energética e apagões.

Na indústria, o gerador ajuda a controlar os índices de consumo de energia oferecendo maior controle do quanto será gasto para movimentar as máquinas e demais equipamentos que precisam de energia elétrica para operar.

Existem diversos grupos geradores no mercado para qualquer necessidade, e aqui na DCML, você encontra grupos geradores da marca Cummins, líder mundial em soluções energéticas. A DCML oferece geradores de diversos modelos e potências para venda e locação, além de uma completa assistência técnica para eventuais reparos.

Seguindo todas essas dicas, com certeza os índice de consumo de energia elétrica no setor industrial vão reduzir bastante, trazendo uma economia significativa para o capital da empresa.

E, como falamos neste artigo, os geradores de energia são uma alternativa excelente e fácil para minimizar o consumo de energia elétrica. Quer saber mais como esse equipamento funciona?

Então clique aqui e veja agora mesmo como economizar energia com um grupo gerador!

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.