Como funciona um gerador de energia e como escolher o melhor para você?

gerador-de-energia

Compartilhe esse post

gerador-de-energia

A eletricidade está presente na maioria das atividades cotidianas. É a principal força que movimenta os meios de produção, sendo também fundamental para nossa locomoção e comunicação.

Nesse cenário, o gerador de energia serve como equipamento fundamental na produção de eletricidade. Com a geração de energia elétrica contínua, essas e demais atividades seguem operando ininterruptamente, sem grandes transtornos.

No post de hoje, vamos falar sobre como funciona um gerador de energia e suas principais propriedades, além de apresentar as diferenças entre um gerador de energia à diesel e a gasolina

Vamos lá?

O que é um grupo gerador de energia?

O grupo gerador de energia é um equipamento de alta performance que transforma energia mecânica em energia elétrica. É utilizado, principalmente, no abastecimento de energia em diversas situações. São elas:

  • Restabelecer o fornecimento de energia durante apagões;
  • Complementar a distribuição de energia em regiões onde há insuficiência energética;
  • Contribuir na redução nos gastos com energia elétrica principalmente nos horários de pico de consumo (entre 18h e 21h).

O gerador de energia é indicado principalmente para ambientes que necessitam de abastecimento de energia contínua, como hospitais, hotéis, shoppings, indústrias, construção civil e grandes eventos.

Estes equipamentos vão garantir o fornecimento de energia desejado em sua máxima capacidade durante o período de uso, além de estarem devidamente aptos a operar em situações de emergência.

Como funciona o grupo gerador?

Existem diversas maneiras de gerar energia elétrica: usinas hidrelétricas, termelétricas, nucleares e painéis solares são alguns exemplos.

No caso do gerador de energia, a força mecânica fornecida ao gerador transforma-se em energia elétrica através de um fenômeno químico conhecido como indução eletromagnética, que funciona como uma espécie de condutor que se movimenta no campo magnético do gerador.

Nesta estrutura, existe um componente chamado dínamo, que converte a energia mecânica concentrada na rotação do eixo de acordo com a intensidade do campo magnético, produzido por um imã.

É essa força que faz o dínamo girar através da tensão induzida nos terminais dos enrolamentos conectados a cargas, gerando assim a circulação de correntes elétricas.

Existem 4 modelos principais de grupos geradores que convertem energia mecânica em energia elétrica. São eles:

  • Gerador de indução ou assíncrono
  • Gerador de corrente contínua
  • Gerador síncrono
  • Motores elétricos

A estrutura do grupo gerador movimenta-se através da queima de combustível, que pode ser do tipo gasolina ou a diesel. Vamos ver agora as principais diferenças entre estes modelos:

Geradores a diesel e geradores a gasolina: qual a diferença?

Preço e potência são as principais diferenças entre estes tipos de geradores.

O gerador a diesel, apesar de ser mais caro, tem a manutenção mais barata devido a sua alta rentabilidade e economiza mais combustível.

Já os geradores a gasolina consomem mais combustível e a manutenção tornou-se mais cara devido ao aumento do combustível nos últimos anos.

Quanto à potência, os geradores do tipo a diesel são mais eficientes e são indicados principalmente para locais que necessitam de uma alta demanda energética, tais como hospitais e indústrias.

Outro ponto interessante que merece destaque é que os geradores a gasolina geram menos impacto ao meio ambiente do que os geradores a diesel.

Os do tipo a diesel tem maiores ruídos e produzem maiores níveis de poluição. No entanto, os níveis de poluição e ruídos podem ser reduzidos com uma manutenção regular.

Se você está procurando um gerador de energia de qualidade, esperamos que você tenha conseguido tirar todas as dúvidas sobre este equipamento.
Aqui na DCML, temos geradores da marca Cummins, líder mundial em soluções de energia. Para saber mais das nossas condições e modelos de geradores, acesse agora a nossa página e faça um orçamento!

Mais para explorar