Conheça a importância dos filtros para a proteção do motor!

Compartilhe esse post

Quando o assunto é proteção do motor, tanto de veículos quanto de geradores, vários cuidados são necessários, tanto para a preservação do mecanismo quanto para a melhora da qualidade do ar que respiramos.

Entre tais cuidados, os filtros que protegem o motor são peças fundamentais. Foi para isso que preparamos este artigo: para falar da importância dos filtros na proteção do motor.

Aproveite a leitura!

 

Os cuidados para a proteção do motor

Antes de começar a falar dos filtros, queremos salientar, resumidamente, alguns cuidados essenciais para o bom funcionamento do motor:

  • Troca de óleo de acordo com as orientações do manual do fabricante.
  • Abastecimento com combustível de qualidade, em postos confiáveis.
  • Manutenção periódica do sistema de arrefecimento do motor.
  • Escolha de profissionais especializados para lavagem do motor.
  • Filtros sempre em perfeitas condições.

O que precisa ser filtrado: óleo, ar e combustível

Agora, passamos a falar dos filtros, assunto do nosso artigo. Basicamente, um motor é protegido por 3 filtros:

 

1. Filtro de óleo

Ele existe para filtrar as impurezas contidas no óleo lubrificante dos componentes do motor. A fricção entre as peças geram pequenas partículas que ficam retidas no óleo e podem causar danos mais sérios ao mecanismo.

A troca do filtro deve acompanhar a troca do fluido, na periodicidade recomendada pelo fabricante. No entanto, se você trafega por estradas de terra ou em outras circunstâncias em que o motor é muito exposto a ambiente poluído, a durabilidade do filtro será menor e a troca deverá ser mais frequente.

 

2. Filtro de ar

Sua função é garantir que somente ar limpo alcance a câmara de combustão do motor, evitando que partículas de sujeira em suspensão no ar danifiquem as peças internas.

Em veículos pesados, é comum haver dois filtros de ar, o primário e o secundário. Um é responsável pela primeira filtragem, enquanto o segundo é um elemento de segurança que proporciona uma filtragem extra.

3. Filtro de combustível

Um terceiro sistema de filtragem é fundamental para a conservação dos motores: o filtro de combustível. Ele é o responsável pela proteção do sistema de injeção, ao livrar o combustível de impurezas que podem estar no tanque, ou decorrentes das condições de transporte e armazenamento.

Um filtro de combustível em más condições pode levar ao entupimento de bombas e bicos injetores, ou das unidades injetoras, nos veículos eletrônicos.

Além dos já citados, os motores de veículos pesados exigem outros filtros, como:

  • de ureia ou filtros ARLA, para redução de poluentes;
  • sedimentador ou separador de água e diesel;
  • do sistema de arrefecimento;
  • de óleo hidráulico;
  • desumidificador etc.

As vantagens dos cuidados com os filtros

Qual será o resultado de todos os cuidados com a conservação dos filtros? Principalmente, economia. Ela virá da redução do consumo, do aumento da vida útil do motor e do bom desempenho do veículo.

Um sistema eficiente de filtragem evitará danos sérios ao motor, prevenindo até mesmo uma eventual retífica, o que seria uma despesa bem mais alta do que uma simples troca de filtros.

Além da economia, você estará fazendo a sua parte na redução de gases poluentes na atmosfera, contribuindo para a qualidade do ar.

Para finalizar, a recomendação mais importante: use apenas filtros de qualidade no motor a diesel, tanto dos geradores quanto dos caminhões.

 

A Cummins é detentora da linha Fleetguard, que produz componentes para sistema de filtragem de motores diesel para veículos pesados, máquinas para construção civil,  indústria, agricultura etc.

 

Entre em contato com a DCML, pois teremos prazer em apresentar nossos produtos e orientar nos cuidados com seus motores. Aproveite para ler outros artigos no nosso blog!

Mais para explorar