Cuidados com o gerador de energia: quais você precisa ter?

cuidados com o gerador

Compartilhe esse post

Quais cuidados você precisa tomar para manter seu gerador?

Para garantir o melhor desempenho do gerador de energia, é necessário manter sua manutenção de forma regular.

Uma manutenção de geradores eficiente vai prolongar a vida útil do equipamento, além de potencializar a produtividade dos equipamentos conectados ao gerador.

Hoje nós vamos falar sobre como cuidar de geradores da forma correta!

Principais cuidados com o gerador de energia

Embora seja uma máquina simples, o grupo gerador requer alguns cuidados especiais na hora de manuseá-lo. Este equipamento possui componentes sensíveis e poucas partes móveis, portanto é preciso ter atenção redobrada.

A manutenção de geradores é feita de modo intercalado com o objetivo de melhor analisar todos itens que integram todo o equipamento.

Vejamos abaixo como eles funcionam:

  • Diário: Verifica-se os níveis de combustíveis, o aquecedor e tubulação de ar, observando se há sinais de desgastes. Também é feita uma inspeção nos níveis de sujeira e poeira acumulada e se há peças saídas do lugar para que não prejudique o funcionamento do gerador.

 

  • Semanal: É avaliada a tensão flutuante do carregador de bateria e filtros de ar do gerador. Além disso, é feita uma drenagem da água do tanque de combustível para identificar o nível do diesel do gerador.

 

 

  • Mensal: Neste período, a bateria do gerador é analisada para identificar alguma corrosão e tensão das correias, além de colher amostras do líquido de arrefecimento através do hidrômetro, onde é verificada a concentração de refrigerante utilizado, de acordo com as normas pré-estabelecidas pelo fabricante.

 

 

  • Semestral: A cada seis meses é feita a substituição dos filtros de combustível, de refrigerante e de ar para um melhor desempenho do grupo gerador. Além disso, é realizada a limpeza do cárter de respiro conforme o manual do fabricante.

 

 

  • Anual:  É feita uma limpeza geral no sistema de refrigeração do grupo gerador.

Os cuidados com os geradores são fundamentais para abreviar possíveis falhas no equipamento, facilitando seu serviço de reparo sem maiores transtornos.

Com a manutenção regular, o grupo gerador pode permanecer durante anos sem apresentar nenhum tipo de defeito.

Ao adquirir um grupo gerador, observe se a empresa solicitada contém mão de obra especializada para realizar a manutenção. Este profissional é o responsável por garantir as condições apropriadas para que o grupo gerador opere em sua capacidade máxima.

Em casos de uma manutenção mal executada, o período de garantia determinado pelo fabricante pode ser anulado, além de comprometer o desempenho do gerador e equipamentos conectados a ele.

Além disso, a falta de manutenção regular neste equipamento pode acarretar em graves prejuízos, como ter a transmissão de energia paralisada de forma abrupta durante alguma atividade.

Aluguel do gerador

Independente do setor na qual o gerador será empregado, manter um equipamento como este requer um alto investimento e, por isso, é recomendável optar pelo aluguel de geradores.

Na modalidade, a empresa locadora disponibiliza o serviço de manutenção de geradores, onde técnicos especializados farão os reparos necessários para o bom funcionamento deles.

A cada locação, o equipamento passa por diversas revisões técnicas e avaliação de desempenho, certificando aos clientes que o gerador está em perfeitas condições para uso.

Ao escolher o gerador, determine seu período de utilização e quais equipamentos serão veiculados a ele, observando sua potência para que o gerador consiga fornecer a sua capacidade máxima de transmissão de energia.

A DCML conta a linha de geradores da marca Cummins, líder mundial em soluções de energia.

Ao alugar um gerador conosco, você terá a garantia de um produto de alto nível e um serviço de manutenção eficiente.

Para saber mais sobre nossos produtos, acesse agora mesmo a nossa página de aluguel de geradores e entre em contato com a nossa equipe.

Mais para explorar