Leia e entenda o consumo de um gerador a diesel antes de alugar

consumo de um gerador a diesel Cummins

Compartilhe esse post

Entender como é o consumo de um gerador a diesel será determinante para uma decisão acertada, no momento de escolher o melhor grupo gerador de energia para atender suas necessidades.

Os grupos geradores são dimensionados de acordo com a demanda energética do empreendimento a que se destinam, seja um hospital, um condomínio residencial, um shopping center, um hotel, um canteiro de obras, um grande evento etc.

Eles entram em ação quando não se pode contar com a energia disponibilizada pela distribuidora, em casos de queda no fornecimento ou em locais onde a rede elétrica não chega.

O consumo está diretamente relacionado com a potência do equipamento, que por sua vez traduz basicamente o tempo de funcionamento do gerador e a duração em horas do fornecimento de energia.

Se você precisa adquirir ou alugar um gerador de energia a diesel, leia e entenda os detalhes de consumo nesse artigo para ajustar o melhor tipo de equipamento as suas necessidades e garantir o máximo de eficiência e otimização de custos, boa leitura!

Relação da potência e consumo de um gerador a diesel

Existe uma enorme variedade de geradores com potências diferentes, dimensionados para atender necessidades específicas.

Geradores mais robustos têm maior potência e, consequentemente, consomem mais combustível.

Geradores de menor porte podem funcionar a gasolina, que é mais cara, mas os mais potentes são movidos a diesel, um combustível mais barato.

Então, o consumo será proporcional à potência do grupo gerador: quanto mais robustos e potentes, para suprir uma maior demanda energética, mais combustível vão gastar.

Por esse motivo, o primeiro passo para garantir que o gerador de energia irá atender a sua demanda da melhor forma em termos de eficiência e custos, é calcular a potência necessária.

A unidade de medida de geradores de energia movidos a diesel é o kVA, e para entender a potência do equipamento você precisa fazer um cálculo do consumo de energia de todos os equipamentos alimentados pelo gerador, em kVA.

Como é um assunto mais complexo, tratamos em outro artigo que você pode conferir clicando aqui.

A partir do artigo você consegue ter clareza quanto ao cálculo da potência necessária para a sua necessidade, e fazer uma estimativa com um exemplo prático e totalmente replicável, vale a pena conferir.

Um exemplo de consumo de um gerador a diesel em média

Vimos que a potência de um gerador determina um consumo maior ou menor. É como acontece com os motores de veículos, por exemplo.

Um carro com motor 1.0 consome menos, mas é menos potente. Outro, com motor 2.0, gasta mais combustível, mas ganha em potência.

Para ter uma ideia mais clara, veja alguns exemplos aproximados:

1. Consumo de um gerador a diesel com potência de 25 kVA

  • Funcionamento em carga máxima;
  • Fornece energia por um período de cerca de 8 horas, com um tanque de 50 litros;
  • Consome, aproximadamente, 6 litros de diesel por hora.

2. Consumo de um gerador a diesel com 170 kVA de potência

  • Tanque de 290 litros;
  • Permite 6 horas seguidas de funcionamento;
  • Consome cerca de 40 litros/hora.

O que fazer para otimizar o consumo do gerador a diesel

Atitudes simples no dia a dia podem fazer muito para gastar menos eletricidade e, consequentemente, reduzir o consumo do gerador, quando em funcionamento.

Já abordamos o assunto em outro artigo do blog. Leia também!

Manutenção

Não se esqueça da manutenção periódica do gerador. Este é outro cuidado fundamental para manter o consumo sob controle, pois equipamentos com mau funcionamento podem levar ao desperdício de combustível.

Lembre-se de que a manutenção é um trabalho a ser executado por profissionais qualificados, em nome da segurança das pessoas e da preservação da aparelhagem.

Qualidade do combustível

Além da implementação de uma rotina de manutenção no equipamento, a qualidade do combustível é também um fator muito importante para o bom funcionamento e eficiência do gerador.

Sem falar que, o uso de combustíveis de baixa qualidade, pode gerar complicações no funcionamento do gerador a longo prazo, e com isso a necessidade de reparos de custo mais alto.

Por esse motivo, sempre use um diesel de qualidade, para evitar transtornos e danos no equipamento.

Caso seja possível, prefira geradores com menor potência, que consomem menos diesel. Em muitas situações, pode não haver necessidade de um aparelho muito robusto.

Nesse caso, é também interessante contar com a ajuda de um especialista, para, após realizar a estimativa de potência necessária para suprir suas necessidades de fornecimento de energia, validar essas informações e partir para a contratação do melhor equipamento.

Otimização de custos é um ponto extremamente importante nos negócios atualmente, e a DCML, empresa com mais de 40 anos no mercado de geradores, é a maior distribuidora independente de grupos geradores Cummins no Brasil.

Teremos prazer em indicar a melhor solução para o seu projeto. Visite nosso site, veja os modelos disponíveis e entre em contato conosco!

Mais para explorar