O que você pode fazer para evitar a falta de energia no seu negócio?

Compartilhe esse post

Uma queda de energia em pleno horário de expediente é de deixar qualquer funcionário desesperado, e se o prazo para o reabastecimento do serviço emitido pela companhia elétrica local for demorado, a situação piora ainda mais.

Sem eletricidade, a rotina de trabalho é interrompida; a linha de produção e atendimento ao cliente, também. Ou seja, a produtividade é prejudicada, e podem trazer prejuízos severos ao seu negócio, de materiais a financeiros.

Apesar desta situação incômoda e um tanto quanto imprevisível, felizmente, existem algumas maneiras simples para que você evite maiores transtornos ao ficar sem luz elétrica por muito tempo.

Continue a leitura e saiba como se prevenir para que a sua empresa ou residência não passem por isto.

4 maneiras para se prevenir da falta de energia elétrica!

Entre em contato com a companhia de energia local

Houve queda de energia? Não hesite em ligar imediatamente para a empresa responsável pelo seu fornecimento na região e busque se informar sobre o porquê isso ocorreu, qual o tempo estimado para normalizar o serviço e quais são as orientações a seguir durante esse período.

Além disso, anote o protocolo de atendimento. Estes números vão servir para mostrar a hora em que foi feita a reclamação e podem ser apresentados caso o reabastecimento demore mais do que o previsto. O protocolo vai servir como prova de que o atendimento foi realizado.

Observe a fiação

Muitos dos problemas relacionados à queda ou falha na transmissão de energética são ocasionados pela fiação utilizada tanto nas instalações internas de residências ou empresas, quanto nas instalações externas. Se as quedas de energia são frequentes, verifique a qualidade e aparência da fiação e solicite a substituição o mais rápido possível.

Evite acumular débitos com a companhia de energia

Não é muito difícil entender: se a conta não foi paga, você terá a luz cortada. Se os atrasos forem constantes, isso pode prejudicar sua relação com a empresa fornecedora. Portanto, fique atento as datas de vencimento, organize suas finanças e pague suas contas em dia para evitar maiores transtornos.

Tenha um gerador de energia

Geralmente, um gerador é ativado assim que é identificado queda de energia no espaço. Este equipamento, então, passa a fazer o fornecimento necessário para manter a iluminação, máquinas, sistema de segurança e demais ferramentas funcionando normalmente.

O gerador de energia é um investimento mais do que recomendado tanto para empresas quanto para residências, cabendo a você avaliar o tipo, potência e tamanho do equipamento baseado na sua necessidade.

Assim como este equipamento, lanternas e luminárias de emergência também são essenciais nesta situações. Ambos ajudam a minimizar os riscos de acidentes e garantem a segurança daqueles que estão às escuras, sobretudo nos ambientes que possuem grande fluxo de pessoas.

Após estas dicas, esperamos que você coloque-as em prática e garanta que sua empresa e residência estejam protegidos de qualquer problema ocasionado pela falta de energia repentina.

Aqui no blog DCML, você encontra outros artigos interessantes sobre o consumo e economia de energia elétrica, dicas para profissionais do ramo, entre outros assuntos.

Se você gostou desse conteúdo, deixe sua opinião nos comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais!

Mais para explorar