Gerador de energia para mineração: por que é importante?

Gerador de energia para mineração: por que é importante?

Para manter a capacidade energética dos maquinários e o ritmo contínuo de produção no setor industrial, é fundamental que a empresa invista em um gerador de energia.

O gerador é um equipamento de alta performance que garante o fornecimento de energia seguro e sem oscilações. Pode ser de médio ou de pequeno porte e serve para as mais diversas situações, sobretudo onde há a necessidade de um alto consumo de energia.

Um dos setores que mais necessita de um grupo gerador é a mineração, uma das atividades mais importantes para a economia do país.

No post de hoje, vamos mostrar porque o gerador de energia é fundamental para essa atividade, como ele contribui para o curso do trabalho seguir com excelência, e pontuar quais são os principais problemas que podem prejudicar no desempenho do equipamento.

Descubra todas as utilidades do grupo gerador de energia para o setor de mineração!

No setor de mineração são utilizadas máquinas pesadas para fazer a extração dos mais diversos tipos de materiais. Perfuradores, escavadeiras, britadeiras e serviços de garimpagem mecânica são alguns exemplos.

Em caso de exploração do tipo subterrânea, muitas vezes essas regiões não possuem luz natural suficiente, dificultando a execução das atividades.

É aí que os grupos geradores entram em ação. Para que as operações consigam se manter em pleno funcionamento, é preciso conectá-los ao grupo gerador de alta potência.

Vejamos abaixo para quais outras finalidades o gerador é destinado.

Como o gerador de energia é utilizado na mineração?

As atividades de exploração na mineração geralmente acontecem durante todo o dia e por um longo período, sendo necessário um reforço energético para suprir toda a demanda de máquinas e ferramentas que precisem de energia elétrica para funcionar.

O gerador de energia na mineração auxilia, além do abastecimento de energia elétrica do maquinário, o alarme e as fontes de luz emergenciais durante apagões. Ele é acionado rapidamente durante uma queda de energia repentina, por exemplo.

O gerador contribui, ainda, para o sistema de ventilação do espaço, assegurando que o ar puro consiga chegar até os mineiros e também colabora para conservar a refrigeração do local, evitando possíveis acidentes, como explosões.

Outro ponto importante é que os geradores fornecem energia para o sistema de iluminação dentro da mina, facilitando o acesso dos trabalhadores até a zona explorada.

Além disso, garante o funcionamento de todas as máquinas pesadas. Por ser um equipamento de alta performance, o grupo gerador consegue fornecer energia o suficiente para vários aparelhos diferentes e ao mesmo tempo.

Para a mineração, os modelos de grupo geradores indicados são os de potência 750 a 1.000 KvA e do tipo a diesel, devido a sua alta rentabilidade e período de uso prolongado, além de serem mais seguros.

Quais são os problemas que podem acontecer no uso dos geradores na mineração e como evitá-los?

1 – Ventoinhas quebradas ou com defeito

As ventoinhas fazem parte do sistema de ventilação forçada do gerador, sendo ativadas quando a passagem de ar pelo radiador é baixa.

Esse arranjo permite regular as temperaturas do sistema, garantindo que o gerador opere em sua máxima capacidade. Por isso, é importantíssimo conferir regularmente o estado de conservação dessas peças.

2 – Material isolante com falha

Faça periodicamente testes de resistência do sistema de isolamento utilizado para analisar as condições da superfície.

Nessa análise, você vai conseguir medir os níveis de sujeira, poeira e outras substâncias corrosivas que podem danificar o sistema do grupo gerador.

3 – Barras da gaiola quebradas ou trincadas

Para conseguir identificar a gaiola quebrada ou trincada, é preciso fazer uma análise da corrente. São utilizados painéis elétricos para acompanhar as medições, e tudo sob a presença de um profissional eletricista qualificado.

Outra alternativa para identificar a quebra das gaiolas do grupo gerador é através do fluxo magnético, onde é possível coletar dados de forma segura, sem acesso à parte elétrica.

4 – Rotor não centrado dentro do estator

É preciso ter atenção quanto ao deslocamento do rotor, bem como o seu tempo de vida útil. Ao iniciar o grupo gerador, ele executa um arranque em cada barra, onde acontecem dilatações diferenciais entre a parte inferior e superior devido ao efeito da corrente rotórica no arranque, causando um aquecimento, causando desgaste e ruptura do rotor.

5. Mancais excêntricos

Os mancais são dispositivos mecânicos onde é apoiado o eixo girante do gerador e permitem que o rotor gire com o mínimo atrito. Esses componentes são de extrema importância para manter o gerador funcionando perfeitamente, e é preciso mantê-los em boas condições.

Se, por exemplo, os mancais sofrerem deslocamento, afastando-se do centro, é sinal de que o gerador não está operando em condições habituais.

Como podemos ver, o trabalho no setor de mineração requer um investimento significativo em transmissão de energia.

Aqui na DCML, dispomos de grupos geradores de alta potência, ideais para esta atividade. Temos em nosso catálogo os grupos geradores da marca Cummins, líder mundial em soluções de energia.

Além disso, contamos com equipe técnica especializada para realizar a manutenção necessária do equipamento a qualquer momento. Para saber das nossas condições e ofertas, acesse agora a nossa página.

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.