Gerador de energia a diesel ou a gasolina: qual escolher?

Compartilhe esse post

A principal função do grupo gerador de energia é manter o fornecimento de eletricidade durante apagões. A presença deste equipamento em empresas é fundamental para que a produtividade não seja prejudicada, além de promover maior segurança ao ambiente.

Mas com uma infinidade de modelos deste equipamento à disposição no mercado, decidir pelo melhor tipo requer bastante atenção.

Existem diversas outras questões mais específicas que vão te ajudar bastante na hora de adquirir o equipamento certo para seu negócio. Afinal, o gerador utilizado em uma indústria não pode ser o mesmo para um pequeno comércio, correto?

No post de hoje, vamos falar sobre as principais características dos geradores mais utilizados no mercado, o diesel e a gasolina. Entenda quais são as vantagens e desvantagens no uso de cada equipamento e para quais tipos de negócio elas melhor se aplicam.

Qual é a diferença entre o gerador de energia a diesel e gasolina?

O tipo de combustível é fator bastante relevante na escolha do gerador de energia.

Apesar de desempenharem a mesma função, os geradores a diesel e a gasolina são indicados para situações específicas de acordo com as características individuais de cada modelo.

Vejamos agora as vantagens e desvantagens destes geradores.

Gerador a diesel

Vantagens

  • Possuem capacidade de potência acima da média comparado aos outros modelos;
  • Valor do combustível e manutenção mais baratos;
  • Maior de tempo de vida útil dependendo das condições de uso e instalação;

Desvantagens

  • São mais barulhentos;
  • Maior índice de emissão de gases nocivos ao meio ambiente;
  • A assistência técnica para este equipamento requer atenção redobrada devido à sua estrutura ser mais complexa;
  • Caso esteja instalado em local de baixa temperatura, o equipamento leva maior tempo para produzir energia em sua potência nominal;
  • Alto custo de aquisição;

Gerador a gasolina

Vantagens

  • São mais silenciosos;
  • Fáceis de transportar;
  • Nível de poluição inferior comparado ao movido a diesel;
  • Baixo custo de aquisição.

Desvantagens

  • Combustível e custo de manutenção mais caros;
  • Demandam maior quantidade de combustível para operar;
  • Capacidade de potência limitada comparado ao movido a diesel;

Afinal, qual é o melhor modelo para investir?

Em resumo, ambos são bastante eficientes. A escolha vai depender do objetivo para qual o equipamento será aplicado.

Em casos de uso esporádico, o movido a gasolina é mais indicado. Esse modelo pode ser aplicado em estabelecimentos de médio e pequeno porte de pequeno porte (escolas, comércios), granjas e residências.

Já os do tipo a diesel são preferencialmente utilizados para suprir a eletricidade em ambientes de trabalho mais complexos e exigem eletricidade contínua, como canteiro de obras, hospitais, aeroportos e indústrias.

Sendo assim, se você procura uma fonte de energia alternativa para ser aplicada apenas em situações de apagão e que apresentem configuração mais simples, o movido a gasolina consegue abastecer por completo a rede elétrica do espaço onde está inserido.

Mas, se a intenção é a de ter toda a parte elétrica constantemente ativa independente da rede local, sobretudo em espaços maiores, invista no gerador a diesel.

Outro fator importante na hora  de decidir o modelo ideal de gerador, é fundamental fazer seu dimensionamento correto.

Dessa forma, você vai conseguir identificar o nível de potência adequado para conseguir suprir a capacidade energética exigida do ambiente onde está instalado.

Para te ajudar ainda mais nas pesquisas sobre a compra do melhor gerador de energia, nossa recomendação é optar por uma marca de credibilidade no mercado que ofereça ampla oferta de equipamentos para qualquer objetivo. A Cummins é um ótimo exemplo.

Há 90 anos no mercado, a Cummins é referência mundial em solução energética no mundo, sendo especialista na construção de motores a diesel e grupos geradores para fornecer energia em qualquer situação.

E você já conhece os Geradores Cummins?Acesse agora esse artigo sobre os Geradores Cummins e entenda porque a marca é opção certa para seu negócio!

Mais para explorar