Geradores de energia: por que utilizá-los?

Geradores de energia: por que utilizá-los?

De fácil adequação dos equipamentos em qualquer tipo de aplicação ou necessidade, o uso de grupos geradores pode resultar em uma economia de 10 a 15% nos gastos com energia, independentemente do ambiente e do porte de seu evento ou negócio.

O que são?

Geradores de energia são equipamentos de alto desempenho, projetados para converter vários tipos de energia não elétrica (mecânica, química ou solar) em energia elétrica, de maneira segura e eficaz, evitando prejuízos inesperados e garantindo energia sempre que haja falhas na corrente elétrica.

Sabendo que os sistemas elétricos são falíveis e tendo em vista que os geradores são recomendados para todo tipo de lugar, recorre-se a eles para minimizar essas falhas e assegurar um contínuo fornecimento de energia para suprir as necessidades locais.

Origem dos geradores de energia

Baseado em leis de eletromagnetismo, o conhecimento da eletricidade começou por volta do ano de 641 A.C, com o grego Tales de Mileto, que por meio de experimentos, provou que, ao friccionar uma pedra de âmbar com um pano, seriam criadas certas propriedades capazes de atrair ou repelir corpos leves e pequenos, como fios de cabelos. A partir de então, muitas pesquisas foram desenvolvidas.

Em 1663, baseado nessa premissa, o alemão Otto Von Guericke construiu a primeira máquina eletrostática, que transformava energia mecânica em energia elétrica.

Em 1800, o físico italiano Alessandro Volta (1745-1827), criou a primeira pilha elétrica que passou a ser chamada de pilha de Volta, pilha Galvânica, pilha voltaica e, ainda, “rosário” e até os anos de 1830, as pilhas e baterias eram as únicas fontes de energia elétrica. Seu funcionamento baseava-se em transformar energia química em eletricidade.

O inglês Michael Faraday, em 1831, provou que era possível transformar energia mecânica em energia elétrica. Utilizando um disco de cobre que girava em um campo magnético, formado pelos polos de um ímã, que ao girar a manivela, produzia uma corrente elétrica contínua, ele criou o primeiro gerador de energia, também conhecido como dínamo, causando um grande avanço na ciência.

4 tipos de geradores de energia mais conhecidos

  • Gerador eólico

A energia eólica é uma fonte de energia renovável, limpa e infinita, produzida pelo vento e consequentemente, não polui a natureza além de ser barata. É gerada basicamente através de energia cinética, que é transformada em energia elétrica, através de um aerogerador.

  • Gerador a gasolina

Equipamento de pequeno porte, geralmente utilizado em residências e pequenos comércios. A sua principal vantagem é que o aparelho produz menos ruído durante a sua operação.

  • Gerador a diesel

Aparato utilizado para gerar energia em aparelhos de grande porte que necessitam de energia constante, o gerador de energia a diesel é o mais empregado em situações em que a energia é imprescindível, como em obras, hospitais, supermercados, eventos esportivos, espetáculos, shows, dentre outros. O consumo do motor de gerador a diesel é menor, mais eficiente, mais durável e mais rentável, considerando a manutenção preventiva e adequada.

  • Gerador solar

Transformando a energia solar em energia elétrica, o gerador solar é um dispositivo que gera energia limpa e infinita, através de um painel fotovoltaico, que a armazena em uma bateria e a distribui no local onde está instalada, que vai desde um imóvel de pequeno porte a grandes edificações. O gerador de energia solar é uma excelente opção, considerando o elevado preço da conta de luz e do aquecimento global, causado pelo consumo exagerado de combustíveis fosseis.

Geradores a diesel Cummins

Desenvolvidos para fornecer energia em modo contínuo para setores e equipamentos onde há alta demanda energética, como indústrias, hospitais, datas centers, shoppings, hotéis, resorts, construção civil e mineração, os geradores a diesel Cummins são desenvolvidos pela Power Generation, uma divisão da marca Cummins, responsável pelo desenvolvimento e fabricação de equipamentos para geração de energia.

A partir da necessidade energética pretendida, bem como do local onde será instalado o grupo gerador, são produzidos sistemas completos e personalizados de geração de energia.

Principais características e benefícios

  • Potência a partir de 15 kVa a 3.125 kVa
  • Custo de manutenção mais barato
  • Modo Prime Power: funcionamento contínuo, dependendo da ocasião
  • Aplicação em horário de pico: Economia de até 30% na tarifa de energia
  • Modelos silenciosos
  • Modo Stand-by/ Emergência: energia sem interrupção
  • Alta eficiência e rentabilidade
  • Estrutura carenada
  • Abastecimento de energia de alta qualidade
  • Maior segurança

E aí, está a procura de um equipamento com maior rentabilidade e que forneça energia elétrica de forma contínua?  Entre em contato com nossos especialistas e conheça os geradores a diesel Cummins. Estamos prontos para atendê-lo.

Não se esqueça de compartilhar o post em suas redes sociais.

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.