5 livros que profissionais de engenharia elétrica precisam ler

Compartilhe esse post

Quem quer se destacar no mercado de trabalho precisa se qualificar.

E a dica não vale somente para conseguir aquela vaga de emprego tão cobiçada. O mercado de trabalho está se renovando a cada dia e, por isso, buscar o que há de novo e entender os interesses dos clientes, empresas e, claro, a área em que atua, são fundamentais para crescer na profissão, inclusive na engenharia elétrica.

A Engenharia é um mercado extremamente importante, e por ser uma área com inúmeras possibilidades de atuação, muitos jovens pensam em ingressar nos cursos de engenharia elétrica, civil, de computação, de alimentos, química e de alimentos, por exemplo.

Para quem já atua na área, é válido investir em cursos de extensão, profissionalizantes e leituras complementares que possam ampliar seu conhecimento tanto na área de engenharia elétrica, quanto no mercado de trabalho, além, é claro, de auxiliar a expandir sua visão de mundo.

5 principais livros para profissionais de engenharia elétrica

Confira agora nossa lista com 5 livros para você que é profissional da área de engenharia elétrica!

1. Introdução à Engenharia (Mark Thomas Holtzapple)

Este livro é um dos mais recomendados para os estudantes em início de curso de engenharia elétrica. O autor traz além de conceitos básicos da área para seus leitores, a preocupação em estimular e desenvolver as aptidões dos futuros engenheiros.

A obra pode ser aplicada em qualquer curso introdutório da área de Engenharia.

2. Ética para Engenheiros – Desafiando a Síndrome do Vaivém Challenger (Armênio Rego e Jorge Braga)

A obra traz diversos questionamentos obrigatórios para qualquer estudante e profissionais atuantes de engenharia elétrica, desde técnicos a empresários e consultores.

Alguns dos temas abordados são: quais as virtudes essenciais dos engenheiros; noções de ética para engenheiros em situações irregulares no meio de trabalho e como estes profissionais podem conciliar suas responsabilidades perante a sociedade e empregador e as responsabilidades familiares.

Para contextualizar melhor os assuntos abordados durante o livro, há diversos casos reais sobre dilemas éticos vividos por engenheiros, além dos códigos de ética profissional.

3. Oportunidades Disfarçadas (Carlos Domingos)

A frase “Se a vida te der um limão, faça uma limonada” inspira a capa e enredo deste livro, que traz histórias surpreendentes e inspiradoras de 200 empresas que transformaram uma grave crise em novas oportunidades.

No decorrer do livro, o leitor acompanha as soluções criativas tomadas por estas empresas e que mudaram totalmente os seus negócios e suas próprias vidas.

Indicado para empreendedores e profissionais que desejam entender como se sobressair em um mercado cada vez mais competitivo em tempos de crise econômica.

4. Sapiens: Uma Breve História da Humanidade (Yuval Harari)

O doutor em história pela Universidade Oxford, Yuval Harari, apresenta a história da formação da humanidade através da perspectiva científica. Da criação de sistemas econômicos e políticos como o Capitalismo e Imperialismo, a temas como religião, astronomia, arqueologia e biologia.

Sapiens mostra como a união destas áreas influenciam nosso comportamento e desenvolvimento na sociedade e o impacto cada vez mais abrupto que as inovações tecnológicas terão em nossas vidas no futuro.

5. Perdido em Marte (Andy Weir)

A Engenharia é uma ciência, embora muita gente não pense dessa forma. Em Perdido em Marte, o conceito é relembrado em uma bela história de superação.

No livro, acompanhamos a jornada fictícia do astronauta Mark Watney e sua equipe em uma missão especial em direção à Marte. Durante uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e os tripulantes voltam à Terra.

Mark se perde dos seus companheiros e é dado como morto. Ao acordar, Mark se vê sozinho no planeta desconhecido, e mesmo sabendo que não terá mantimentos suficientes por muito tempo, o astronauta não perde as esperanças, muito menos o bom humor.

Mark, então, passa a utilizar seus conhecimentos em botânica e engenharia elétrica para criar um plano aparentemente impossível: fazer uma grande plantação de batatas e entrar em contato com a Nasa. A literatura abrange uma imensa e rica fonte de conhecimento.

Assuntos como finanças e empreendedorismo também são inspiração para inúmeros livros, dois temas extremamente relevantes para entender as transformações do mercado de trabalho atual e entender como será o futuro das profissões.

***

Se você é profissional de engenharia elétrica, o resultado disso não poderia ser outro: ganho de conhecimento, maturidade na profissão e maiores chances de conseguir ótimas oportunidades de trabalho.

O que você achou da nossa lista? Já tinha lido alguns deles? Quais outros você indicaria? Deixe sua resposta nos comentários.

Caso tenha alguma dúvida ou queira mais informações, entre em contato conosco. Estamos à disposição para lhe auxiliar!

Mais para explorar