A importância de realizar a manutenção de geradores a diesel

foto de um gerador verde claro com fundo vermelho para exemplificar a importância da manutenção de geradores a diesel
Descubra as vantagens de realizar a manutenção de geradores a diesel e a importância do plano de manutenção.

Compartilhe esse post

Os geradores a diesel são essenciais para a produtividade de condomínios, construtoras, shoppings, dentre outras organizações. Ele se destaca dentre os outros equipamentos pela potência e custo-benefício. 

Indicados para locais que necessitam de mais potência e funcionamento contínuo por um tempo maior, como indústrias e hospitais, eles são peças fundamentais para evitar prejuízos caso ocorra a falta de energia. 

Por isso, é necessário manter a manutenção de geradores a diesel em dia, assim como criar um plano de manutenção para manter o bom funcionamento e evitar problemas que possam provocar prejuízos para a sua empresa.

Dessa forma, preparamos esse artigo para ajudar você nas dúvidas que envolvem esse tema e orientar sobre as vantagens que a manutenção de geradores oferecem para o seu negócio. Boa leitura!

Como fazer a manutenção preventiva de geradores a diesel?

Para que o gerador da sua empresa tenha maior durabilidade, é necessário que ele tenha um plano de manutenção e siga o manual do fabricante do equipamento.

Além disso, é importante realizar testes semanais para verificar o funcionamento do equipamento duas vezes na semana durante um período de 30 minutos. Inclusive, ao realizar a manutenção de geradores a diesel promova a circulação de fluídos e faça o motor funcionar durante um tempo.

Outro ponto importante é montar um cronograma da manutenção dos equipamentos. Essa ação tem como principal objetivo verificar as condições de operação do equipamento ao usar estratégias que sejam aplicadas para servir e certificar a qualidade do serviço de acordo com a demanda de energia.

A Norma Técnica NBR 5410 orienta sobre o período que deve ser realizada a manutenção do grupo gerador de acordo com as características da instalação. Ela considera fatores como o imóvel, a complexidade do gerador e a influência de agentes externos sobre os equipamentos.

A importância do plano de manutenção

O máximo de desempenho para o fornecimento de energia é obtido graças a um bom plano preventivo de manutenção de geradores a diesel. Ele tem o objetivo de atestar a qualidade e o funcionamento adequado do equipamento de forma periódica.

Dessa forma, em um determinado intervalo de tempo, realiza-se a manutenção preventiva para avaliar o real estado do gerador, seus componentes e peças, a capacidade de produzir e armazenar energia, dentre outros fatores que podem contribuir para o seu funcionamento.

Para realização do plano é importante contar com uma equipe de profissionais autorizados e capacitados tecnicamente para seguir as orientações do fabricante. Isso é necessário, porque o gerador é um equipamento complexo e que demanda alto grau de conhecimento.

Além disso, quando um trabalho de manutenção de geradores a diesel é mal feito ou realizado de forma inadequada pode gerar problemas graves de fornecimento de energia para a empresa e ocasionar prejuízos maiores.

Assim, é importante ressaltar que caso não ocorra o cumprimento das normas definidas pelo fabricante pode haver a anulação da garantia do gerador. Por isso, você tem mais um motivo para realizar a manutenção de forma correta com uma empresa que tenha credibilidade no mercado.

Principais cuidados com a manutenção de geradores a diesel

A manutenção de geradores exige cuidados que devem ser realizados diariamente. Confira a lista com os principais itens de verificação básica para ajudar na manutenção desses equipamentos:

  • Realizar a limpeza da caixa e do filtro de ar quando o gerador estiver em operação em local empoeirado;
  • Verificar a limpeza e o nível do líquido de arrefecimento do radiador;
  • Prestar atenção ao ruído do motor e em caso de problemas acionar a assistência técnica;
  • Usar óleo combustível de boa qualidade, livre de impurezas e água;
  • Avaliar o nível do combustível do tanque, pois a sua falta pode acarretar “entrada de ar” no motor e dificultar a partida;
  • Analisar por meio da vareta qual é o estado e o nível do óleo do cárter;
  • A cada 250 horas é importante avaliar o nível de óleo do motor e o nível do líquido de arrefecimento. Se estiver abaixo do limite inferior, desligue o equipamento.

Vantagens de realizar manutenção nos geradores

A exigência de testes avançados e uma equipe especializada de técnicos contribuem para que a manutenção de geradores a diesel seja realizada de forma eficiente. Confira os principais benefícios que a sua empresa pode obter com esse investimento:

Aumenta a vida útil do gerador

A manutenção preventiva de geradores ajuda na maior durabilidade do equipamento. Geralmente um gerador a diesel consome em média 0,27 litros de combustível por kW, mas com o passar do tempo, desgaste de peças e outros fatores essa média pode vir a aumentar, caso não seja realizada a manutenção da forma correta.

Como ele apresenta alta complexidade técnica e trabalha em condições extremas está sujeito a falhas que comprometem a vida útil. Por isso, é importante manter a manutenção em dia.

Garante economia para a empresa

Como os geradores apresentam um custo alto, é preciso ter atenção para que o seu desempenho seja realizado de forma adequada. Assim, a manutenção é um ponto importante para ajudar a empresa a economizar com despesas extras.

Ao avaliar o estado das peças do gerador, por exemplo, consegue-se determinar antecipadamente um imprevisto que possa acontecer com o gerador, realizando o conserto de forma rápida e agindo para evitar prejuízos com a quebra do equipamento.

Melhoria da performance

Independente do local onde o gerador tenha sido instalado, ele precisa atuar de forma eficiente e suprir a demanda de energia que o local precisa para manter as suas atividades. Dessa forma, a manutenção de geradores a diesel é uma ótima forma de melhorar a performance do equipamento. 

Além de ajudar no desempenho do equipamento, ajuda a evitar riscos de panes ou falhas em casos de alguma emergência.

Previne prejuízos

Falhas e imprevistos podem ocorrer pela falta de energia elétrica. Dessa forma, o corte de energia compromete o trabalho de vários setores da empresa. Os geradores são uma alternativa para evitar que isso aconteça e a manutenção deve acontecer de forma periódica para evitar que problemas inesperados causem prejuízos na empresa.

Portanto, são inúmeros os benefícios da manutenção dos geradores a diesel.

Como você viu neste artigo, é essencial ter um plano de manutenção, seguir as orientações do manual do fabricante para que ela seja feita de forma adequada e ter cuidados diários para evitar problemas com o equipamento.

Além dessas dicas, é preciso contar com uma equipe técnica capacitada e autorizada para que a manutenção seja feita corretamente.

No caso dos geradores da marca Cummins, que apresentam uma grande capacidade de funcionamento e adaptação em vários tipos de ambientes, desde áreas urbanas até locais remotos, a DCML Solutions é referência por ter equipes que prestam assistência técnica autorizada da marca.

Inclusive, também oferecemos um contrato de manutenção com atendimento personalizado para atender as necessidades da sua organização.

Entre em contato com os nossos consultores pelo nosso canal de atendimento para ter a manutenção adequada para os geradores da sua empresa. 

Mais para explorar