Manutenção dos grupos geradores de energia: entenda a sua importância

Manutenção dos grupos geradores de energia: entenda a sua importância

Atualmente, com a competição cada vez mais acirrada no mercado, é fundamental que as empresas estejam sempre em pleno funcionamento, portanto, uma queda brusca de energia, pode colocar todo um trabalho a perder e não queremos isso, não é verdade?

É justamente aí que um gerador faz a diferença, garantindo que possíveis falhas de fornecimento de energia não afetem o trabalho da organização.

Manter o gerador de energia funcionando é a preocupação de toda empresa, portanto, realizar as manutenções periódicas recomendadas pelo fabricante e por equipes técnicas especializadas, garantirá o bom funcionamento e a vida útil do equipamento.

É importante seguir as descrições dos manuais de operação e manutenção para se obter um resultado significativo, pois a inobservância destes procedimentos poderá implicar em perda de garantia e danos ao equipamento.

Afinal, você sabe como é feita a manutenção do gerador de energia?

Ferramenta que aumenta o tempo de vida útil do gerador e detecta a qualidade de seu funcionamento, a manutenção tem por objetivo, garantir a operacionalidade do grupo gerador em condições apropriadas, o que além de proporcionar um melhor desempenho e rendimento ao equipamento, evita a incidência de falhas, prolongando a sua vida útil.

No procedimento, os técnicos devem acionar todos os componentes, efetuar reparos, efetuar testes de funcionamento com e sem carga e analisar os sistemas do grupo gerador, sendo eles:

  • Elétrico;
  • De refrigeração;
  • Sistema de combustível;
  • De lubrificação;

Periodicidade da manutenção: saiba qual o momento para realizá-la

É importante salientar que todo esse processo pode ser feito de forma periódica. Tudo irá depender da necessidade de utilização do equipamento, sendo possível estipular os seguintes intervalos para controlar as manutenções:

Semanalmente – Será realizada uma drenagem de água no tanque de combustível, que será escorrida, até que o diesel apareça. Nesse momento, também poderá ser avaliado a tensão flutuante do carregador de bateria.

Mensalmente – Checagem da bateria, para saber se existem folgas ou corrosão. Este tipo de manutenção ajuda a checar se há algum sinal de desgaste.

Semestralmente – Nesta etapa, há a verificação da ligação das mangueiras do radiador.

Anualmente – O sistema de refrigeração passará por uma limpeza completa.

Após a avaliação do equipamento, se for o caso, o técnico fará o reparo onde houver necessidade. Isso evita que o gerador fique inoperante, visto que o conserto é muito mais rápido dessa forma.

Contrato de Manutenção: o que é e como funciona

Documento que garante uma assistência personalizada para a realização da manutenção dos geradores, reduzindo as incidências de falhas, o Contrato de Manutenção é indispensável na aquisição de um gerador.

Dentre outras vantagens, o fechamento do Contrato de Manutenção de geradores visa criar uma economia bastante otimizada ao cliente parceiro, pois tal fato lhe garantirá mais segurança, como também o conforto de já ter uma equipe de especialistas à disposição.

Tipos de Contrato de Manutenção que você precisa estar por dentro

Contrato de Manutenção Preventiva – Esse serviço, além de prever riscos, busca garantir a máxima produtividade e o aumento da vida útil do equipamento. Uma das mais utilizadas nos contratos de manutenção, é executada com o intuito de reduzir a probabilidade de falhas dos equipamentos, normalmente baseada em históricos ou recomendações do fabricante.

Contrato de Manutenção Preditiva – Manutenção realizada quando o equipamento atinge determinadas horas de funcionamento, sendo necessária a substituição de alguma peça.

Contrato de Manutenção Corretiva – A manutenção corretiva age sobre os problemas, conforme as falhas surgem. Aprofundamento que deve ser realizado por técnicos qualificados e classificados com as ferramentas especiais.

Contrato de Manutenção Detectiva – Seu principal objetivo é garantir a viabilidade do equipamento em longo prazo.

Como pudemos observar, a manutenção periódica do grupo gerador de energia, assegura maior durabilidade do equipamento, garante o desempenho esperado por mais tempo, evita prejuízos e possíveis transtornos.

O contrato de manutenção trará mais tranquilidade e a convicção de que pouco ou nenhum imprevisto acarretará em problemas técnicos, ao longo do projeto.

Sua empresa trabalha com a manutenção de seu grupo gerador? Conte-nos sua experiência e não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais!

Compartilhar este post

Fique por dentro das nossas novidades. Assine nossa newsletter.