Mercado de engenharia elétrica: tudo o que você precisa saber!

Mercado de engenharia elétrica

Compartilhe esse post

Televisão, computadores, eletrodomésticos, produção industrial…o que seria de nós sem energia elétrica, não é mesmo? A eletricidade está presente no nosso cotidiano em diversas atividades. E é responsabilidade do engenheiro elétrico manter toda a infraestrutura relacionada à eletricidade em pleno funcionamento.

Devido ao crescimento do setor de tecnologia e o investimento em estudos de fontes de energia renovável no Brasil, o mercado de engenharia elétrica está aquecido, abrindo novas oportunidades para estes profissionais atuarem, visto que o conhecimento em eletrônica e eletricidade é um dos motes para o desenvolvimento destes projetos.

Neste post, vamos apresentar como anda o mercado de engenharia elétrica no Brasil, além de apontar quais serão as novas perspectivas aguardadas para o futuro da profissão. Vamos lá?

Conheça um pouco mais sobre a carreira de engenheiro elétrico e suas principais funções!

Primeiro, vamos explicar melhor o que um engenheiro elétrico faz. Este profissional é o responsável pela transmissão e distribuição de energia (elétrica, solar ou eólica) planejamento e execução de serviços elétricos e instalação de equipamentos voltados à produção industrial e grandes empreendimentos.

Para ser um engenheiro eletricista, é necessário obter formação na área. O curso de graduação em Engenharia Elétrica dura, em média, cinco anos, e tem como principal objeto de estudo a projeção de circuitos de energia e gerenciamento de eletricidade. É um dos cursos indicado para quem se identifica com a área de exatas, tecnologia e inovação.

O salário de um engenheiro elétrico pode variar bastante de acordo com a área e a cidade onde vive. Em média, o salário inicial pode chegar a 3 a 6 mil reais. Já os profissionais com mais tempo de mercado podem ganhar até 20 mil reais.

O mercado de engenharia elétrica e suas novas perspectivas

O Brasil hoje figura com um dos maiores pólos energéticos do mundo devido ao excelente nível de irradiação solar, os ventos unidirecionais e extensa bacia hidrográfica, resultando em investimentos em construções de usinas hidrelétricas, eólicas e termelétricas para levar energia elétrica às regiões mais afastadas do país.

Outro fator positivo para o crescimento no mercado de engenharia elétrica é a sustentabilidade: as grandes indústrias tem se preocupado em explorar fontes alternativas de energia renováveis, como a fotovoltaica, com o objetivo de diminuir consideravelmente o danos causados ao meio ambiente durante a construção e exploração.

Além disso, as indústrias de telecomunicações são atualmente uma grande potência econômica devido ao inúmeros lançamentos de aparelhos ao ano, incluindo as constantes atualizações de sistemas operacionais dos smartphones visando melhorar a experiência do usuário.

Para melhor desenvolver estes tipos de serviço, a demanda por engenheiros eletricistas para compor o time de planejamento e estruturação destas empresas vem aumentando cada dia mais, permitindo ao profissional uma visão mais ampla de quais funções e oportunidades ele terá ao assumir o cargo pretendido.

Com o cenário aquecido, as chances de conquistar aquele emprego dos sonhos torna-se cada vez mais real.

Ficou animado? Então veja agora em quais campos o engenheiro elétrico pode atuar:

  • Telecomunicações: fabricação de aparelho e criação de sistemas de telefonia e transmissão de dados, além de atuar na produção de eletrônicos diversos;
  • Informática: programação e redes de transmissão de dados utilizando a tecnologia sem fio;
  • Industrial: construção de máquinas e aparelhos elétricos para automação nas indústrias;
  • Construção civil: estruturação de circuitos elétricos em construções residenciais e industriais;
  • Pesquisas sobre fontes de energias renováveis e suas possibilidades;
  • Construção, fiscalização e manutenção de usinas de distribuição de energia, redes de alta tensão

Como vimos, o mercado de engenharia elétrica está em alta no momento, e são diversas as oportunidades de carreira que este profissional pode aproveitar. Esperamos ter conseguido tirar todas as suas dúvidas sobre este mercado. Que tal compartilhar a sua visão do mercado nos comentários?

Mais para explorar