Saiba quais são as tendências para a indústria em 2020

Compartilhe esse post

Afinal, quais são as tendências para a indústria em 2020 e nos próximos anos? Para onde vai o mercado em geral? 

O caminho continuará a passar pelo conceito de indústria 4.0, em que as inovações tecnológicas são aplicadas aos processos industriais, aumentando a eficiência e a produtividade. Os impactos da tecnologia são tão consideráveis que o momento atual tem sido chamado de quarta revolução industrial. 

Internet das Coisas, Internet de Serviços, automatização de processos, máquinas inteligentes, aliadas às inúmeras inovações que despontam a cada dia, fazem parte dessa grande revolução alimentada pela tecnologia. 

Vamos ver as tendências para algumas áreas da indústria. Continue conosco!

 

Mineração

Nesta área, o emprego de veículos autônomos, que dispensam o operador humano, já é uma realidade. 

Equipamentos em geral estão cada vez mais modernos e inteligentes, visando não só o aumento da produtividade, mas também a sustentabilidade.

O uso de novas tecnologias e maquinários reduz a geração de rejeitos e colabora para a segurança na área.

No setor administrativo, a automação de processos, o uso de dados e de ferramentas de gestão também continuam a se expandir e a se modernizar. 

 

Construção civil

O emprego da tecnologia BIM (do inglês Building Information Modeling) permite que se obtenham modelos precisos antes da edificação. Um modelo em 3D mostra a integração dos vários projetos de uma construção (elétrico, hidráulico etc), aponta falhas, evita retrabalho e simplifica os processos.

 

Outros recursos tecnológicos inovadores incluem os drones, as impressoras 3D, os simuladores virtuais, a instalação de sensores em equipamentos e nos uniformes dos colaboradores e muito mais. 

 

Agricultura

Na produção rural, a mecanização é cada vez mais sofisticada e moderna. Além das máquinas inteligentes, o campo se beneficia da biotecnologia para produzir plantas resistentes às pragas, reduzindo o uso de defensivos agrícolas.

A tecnologia também permite o mapeamento de áreas deficientes em nutrientes, possibilitando a otimização no uso de fertilizantes, além de direcionar sistemas de irrigação etc.

Softwares avançados e equipamentos modernos para meteorologia, drones, GPS, sensores acoplados ao maquinário, tudo isso já é parte da realidade do produtor rural.  

 

O mercado consumidor

Dentro desse cenário, quais são as tendências do mercado consumidor para a indústria em 2020? Podemos citar alguns destaques nesse imenso universo.

  • Busca por produtos saudáveis, produzidos de modo sustentável; 
  • Tecnologia aliada a serviços, como SaaS (do inglês Software as a Service), em que o consumidor paga e usa o software online, por determinado período, como em um serviço por assinatura;
  • Maior interação entre empresa e cliente no ambiente virtual, por meio das redes sociais, canais de suporte no pós-venda, conteúdos disponibilizados na web, etc;
  • Economia colaborativa, com aplicativos de compartilhamento de veículos, aluguel de quartos, financiamentos coletivos e outros;
  • Preferência por produtos e atendimentos personalizados;
  • Internet das Coisas, ou IoT (do inglês Internet of Things) nos aparelhos inteligentes, como celulares, TVs, relógios, carros e outras coisas que funcionam por conexões remotas;
  • Automação e uso de inteligência artificial em serviços e processos;
  • Compras pela internet reduzindo a presença de lojas físicas;
  • Consumidores da terceira idade, que aprendem a usar a tecnologia;
  • Maior respeito à diversidade e preocupação com a sustentabilidade, etc. 

 

O mercado de trabalho

As tendências para a indústria, logicamente, impactam o mercado de trabalho, que passa a exigir diferentes qualificações para atender novas demandas. A automação nas fábricas, por exemplo, diminui a necessidade de pessoal nas linhas de montagem.

O profissional mais valorizado, agora, deve ter formação multidisciplinar e ser ágil para absorver informações rapidamente, para se adaptar a uma nova realidade.

 

Falamos, resumidamente, sobre um assunto bem amplo: as tendências para a indústria em 2020. Contamos com sua participação e com seus comentários para enriquecer o artigo. Esteja à vontade para comentar!

Mais para explorar