Saiba tudo sobre a eficiência energética na indústria 4.0

Compartilhe esse post

A eficiência energética na indústria 4.0 liga-se à implementação das modernas tecnologias da quarta revolução industrial. 

O papel da automação, de máquinas inteligentes, de softwares e outras ferramentas tecnológicas, além do aumento da produtividade, visa o consumo eficiente de energia, favorecendo o setor industrial e também o planeta.

Vamos entender melhor como isso funciona. Continue lendo!

 

O consumo e a eficiência energética na indústria

O setor industrial é o que mais consome energia no Brasil. Uma breve pesquisa no site da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) aponta que a indústria gastou 35,8% da produção energética no país, em 2017. 

Entre os segmentos com maior gasto energético estão os de papel e celulose, ferro e aço, alimentos e bebidas, alumínio e fertilizantes, além de outros. 

Em comparação com o setor residencial, que consumiu 28,8%, e com o comercial, com 18,9%, é notável a necessidade de uma maior eficiência energética na indústria. 

E qual é o impacto positivo  da indústria 4.0 nesse consumo? Vamos ver.

 

Modernização do maquinário

A simples substituição dos equipamentos antigos por outros mais sofisticados já resulta em significativa redução de gasto energético. As máquinas modernas são projetadas para serem mais sustentáveis e eficientes. 

Veículos, geradores, motores, máquinas pesadas e equipamentos industriais mais avançados são fabricados de acordo com a legislação ambiental, visando menor consumo energético e maior respeito ao meio ambiente.

Caminhões com tecnologia híbrida, movidos a biocombustível, visam a redução na emissão de carbono. Grandes fabricantes de motores projetam equipamentos que usam energia solar ou de resíduos. E esses são apenas alguns exemplos das soluções “verdes” implantadas pela indústria 4.0.

Controle mais eficiente do consumo

Os avanços tecnológicos permitem melhor controle sobre equipamentos e processos industriais. As máquinas inteligentes, além de permitirem maior produção e redução de consumo, capturam e armazenam dados fundamentais para tomadas de decisões na gestão energética.

A implantação de sensores permite acompanhar o desempenho das máquinas, detectando falhas, evitando interrupções operacionais e eventuais aumentos no gasto energético. Os dados capturados são transmitidos por meio de aplicativos para dispositivos móveis e usados para embasar decisões.

 

Eficiência energética e produção limpa na indústria

A indústria 4.0 se preocupa com a eficiência energética e com a sustentabilidade, buscando adotar processos que preservem recursos naturais. Nesse contexto cabe, por exemplo, a utilização de materiais como o cobre, de baixo impacto ambiental e ótimas propriedades térmicas e elétricas, ideal na produção de energia limpa. 

A responsabilidade ambiental da indústria 4.0, passa, também, pela utilização de energias renováveis, como a solar e a eólica, em substituição àquelas geradas por combustíveis fósseis, que são altamente poluentes e não-renováveis.

O que fazer para reduzir o consumo energético na fábrica

Um conjunto de pequenas medidas para provocar grande impacto, quando se trata de eficiência energética na indústria. Veja algumas sugestões:

– cuidar para que a manutenção e a limpeza do maquinário estejam sempre em dia;

– instalar sistemas automáticos de iluminação, com sensores de presença;

– reduzir o tempo de fechamento de portas automáticas;

– desligar equipamentos que não estejam em uso;

– regular o funcionamento do ar condicionado;

– optar pela energia solar compartilhada;

– substituir máquinas obsoletas. 

 

Para concluir, é bom lembrar que os recursos tecnológicos contribuem, e muito, para uma maior eficiência energética na indústria, mas a atuação do fator humano continua imprescindível. Portanto, é fundamental conscientizar e envolver a equipe nos esforços para que os objetivos sejam alcançados. 

 

Qual é sua opinião sobre o assunto? Que medidas são adotadas para a redução de consumo de energia em sua empresa? Enriqueça nosso post com seus comentários!

Mais para explorar