Tudo sobre remanufaturamento de motores

Compartilhe esse post

Tudo sobre remanufaturamento de motores

Quando um motor ou peça cumpre o número de horas de funcionamento previstas, ou seja, atingem o final do seu ciclo de vida, é momento perfeito para uma remanufatura.

Substituir o motor além de exigir um grande trabalho, tem um custo bem alto.

Mas e se houvesse uma maneira de substituir o motor do seu equipamento por um valor consideravelmente menor?

O uso de motores remanufaturados pode economizar quantias significativas e, ao mesmo tempo, garantir que o desempenho seja semelhante ao de um motor novo.

Disponibilizamos abaixo, 6 etapas para você entender melhor como funciona o processo de remanufatura:

 

  • Etapa 1: Desmontagem e inspeção – O processo de remanufatura começa quando os mecânicos desmontam completamente o motor usado que está sendo remanufaturado.

O desmonte é realizado com técnicas encontradas para reduzir os danos aos componentes do motor e depois de desmontado, cada componente é completamente inspecionado para garantir que ainda atenda ou exceda as especificações originais.

  • Etapa 2: Peças de recuperação – as peças que atendem ou excedem as especificações originais coletadas do motor antigo são totalmente limpas e recondicionadas para reutilização. A limpeza das peças garante seu funcionamento ideal e também dá aos mecânicos uma segunda oportunidade de revisão para garantir que estão em boa forma e as peças que não atendem aos padrões são marcadas para substituição e descartadas.
  • Etapa 3: Usinagem do bloco do motor – O bloco do motor será usinado novamente, incluindo mandrilamento e brunimento para restaurá-lo à sua condição original.

Motores são componentes de precisão, portanto, quando o envelhecimento faz com que os componentes se expandam ou contraiam, pode ser prejudicial ao desempenho.

A reusinagem do motor faz com que ele volte à sua forma original, permitindo um desempenho ideal.

  • Etapa 4:Limpeza do bloco do motor – Depois de usinar o motor, os mecânicos limparão completamente o bloco do motor para remover quaisquer detritos que possam interferir com o funcionamento do motor depois de remontado.
  • Etapa 5: Remontagem – os mecânicos irão remontar o motor, substituindo as peças gastas por novas e garantindo que todos os componentes estejam instalados corretamente.

O motor remontado deve atender ou exceder as especificações de fábrica para o motor original.

  • Etapa 6: Teste – Esta etapa final do processo de remanufatura coloca o motor remontado em um conjunto rigoroso de testes para garantir que ele atenda aos padrões. A mecânica verificará o tempo, configuração do tubo de válvula, compressão, fluxo de óleo, pressão do óleo, níveis de fluido e outros indicadores de desempenho.

Eles também verificarão se há vazamentos, sons de batidas, vibrações e quaisquer outros indicadores de mau funcionamento. Assim que o motor atender a todos os padrões, os mecânicos o aprovarão para instalação.

 

Curtiu este artigo? Compartilhe em suas redes e deixe nos comentários a sua opinião.

 

Mais para explorar