Dicas e cuidados que você deve ter com os geradores a diesel

Leia o artigo e veja os cuidados que você deve ter com os geradores a diesel para que eles tenham uma vida útil maior.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Quem utiliza os geradores a diesel sabe da importância dele e do seu funcionamento para manter as atividades de hospitais, shoppings, dentre outros locais. Quando ocorre algum imprevisto ele que ajuda a manter o funcionamento das atividades.

Como a instabilidade da geração de energia elétrica é hoje uma realidade no Brasil, contar com um gerador de energia é fundamental para qualquer situação de apagão que possa ocorrer. Dessa forma, o gerador consegue ajudar  sua empresa caso ocorra a falta de energia.

Por isso, a sua utilização proporciona vários benefícios como a segurança e a eficiência no ambiente que vai ser usado. A falta de cuidado e manutenção pode provocar falhas no equipamento, gerando a interrupção total da energia e provocando prejuízos para o negócio.

Para garantir o bom funcionamento e sucesso no desempenho do seu gerador a diesel, elaboramos esse artigo com dicas e cuidados que poderão ajudar a manter o seu equipamento em dia.

Boa leitura! 

Quando surgiu o gerador a diesel?

Em 1831, o inglês Michael Faraday foi o responsável por desenvolver um sistema que contava com a capacidade de produzir energia elétrica a partir da energia mecânica, dando origem ao gerador de energia. 

Esse modelo inicial de gerador desenvolvido por Faraday apresentava um disco de cobre que girava no campo magnético que é formado pelos poros de um imã de ferradura e produz uma corrente elétrica contínua. 

Esse tipo de sistema de energia elétrica foi fundamental para o surgimento dos geradores que foram se aperfeiçoando ao longo dos anos. Atualmente, existem vários tipos de geradores, mas os mais utilizados são os que tem a capacidade de gerar energia por meio da queima de combustível, como os geradores a diesel

Dicas para manter o bom funcionamento dos geradores

Os geradores são equipamentos que necessitam de cuidados diários para obter um bom funcionamento e aumentar sua vida útil. Por isso, fique atento as dicas que ajudarão a manter o bom funcionamento do seu equipamento. 

Use combustível de qualidade

O cuidado na hora de adquirir o combustível para os geradores a diesel deve ser redobrado. Busque fornecedores de combustível de qualidade e que sigam as normas técnicas e de segurança. Ao usar um combustível de qualidade o seu rendimento é maior e contribui para o equipamento funcionar de forma adequada. 

Faça a manutenção do motor de gerador 

É importante realizar a manutenção no motor de gerador para prevenir os danos, prejuízos ou falhas que possam ocorrer no equipamento. Um dos problemas mais comuns que acontece é a falha do motor e os motivos podem ser vários, desde da falta de combustível ou lubrificante e até mesmo a falha de algum componente do motor.

Por isso, é importante que a manutenção do motor de gerador seja feita com frequência. A recomendação de revisão do motor é que ela seja realizada de seis em seis meses ou a cada 250h.

Verifique o vazamento de combustível

Caso esteja ocorrendo vazamentos de combustível nos geradores a diesel é preciso atenção se ele acontecer de forma recorrente e em grande quantidade. Isso pode ser sinal de algo que esteja desregulado ou estragado no equipamento e precisa de manutenção.

Vantagens da manutenção preventiva

A manutenção preventiva é importante porque ela vai além da limpeza e troca de peças, é realizada a testagem do equipamento para verificar como está o funcionamento do equipamento e se o fornecimento de energia está sendo realizado de forma adequada. Confira os outros benefícios em realizar a manutenção preventiva dos geradores a diesel:

Aumento da vida útil e conservação do equipamento

Para ajudar a aumentar a vida útil do gerador da sua empresa é importante que a manutenção seja realizada com frequência. O motor é uma peça essencial para o gerador e qualquer problema que ocorra pode gerar um grande prejuízo para manter os aparelhos da sua empresa em funcionamento. 

Mantém o óleo limpo e os filtros em bom funcionamento

Durante a manutenção preventiva ao realizar a troca de óleo e filtros do motor você estará ajudando a aumentar a vida útil do equipamento. Esse tipo de ação ajuda a acabar com a formação de sujeira no motor e garante o desempenho do equipamento.

Preste atenção nos intervalos da troca de óleo do motor que devem ser respeitadas e siga as orientações dos fabricantes. É importante destacar que esses tipos de ações realizadas nos geradores a diesel necessitam ser feitas por uma equipe técnica especializada e qualificada para isso.

Melhoria da performance

A manutenção preventiva contribui para melhorar a performance do equipamento e ajuda a atender a demanda de energia do local com eficiência. Com ela, o desempenho dos equipamentos será melhor, sem apresentar chances de falhas ou panes em casos de emergência.

Principais cuidados com os geradores a diesel

Além da manutenção preventiva, é importante que a equipe da sua empresa tome cuidados diários com os geradores a diesel para ajudar no bom funcionamento. Confira alguns cuidados essenciais que devem ser tomados com esse equipamento:

Ligar o sistema gerador 

Quando o gerador de energia é usado somente em casos de emergência geralmente ele é pouco utilizado e os responsáveis fazem a ligação dele com pouca frequência. Por isso, é importante ligar a máquina mais vezes para renovar o combustível e realizar a lubrificação do sistema. Isso ajuda a reconhecer os possíveis problemas que possam acontecer nos geradores a diesel.

Faça a limpeza do tanque de combustível

Realizar a limpeza do tanque de combustível é fundamental nos geradores que funcionam movidos a diesel. Ela ajuda a fazer com que o sistema se mantenha limpo e contribui para evitar diversos problemas, como entupimento dos filtros e o acúmulo de sedimentos.

Renovação do combustível

Quando o equipamento é movido a diesel a renovação periódica do combustível é fundamental. Se o diesel ficar durante muito tempo parado no tanque, os sedimentos como a borra de diesel podem surgir provocando o entupimento dos filtros de combustível e acabar danificando os geradores a diesel.

Fique atento ao nível do óleo

Como o óleo atua tanto como lubrificante quanto como resfriador ele não deve estar em um nível abaixo do recomendado. A falta de resfriamento pode provocar a perda da pressão de óleo, gerando o aumento da temperatura e provocando risco para o funcionamento do gerador e do ambiente.

Portanto, aproveite todas essas dicas para cuidar dos geradores a diesel e mantenha a manutenção preventiva deles sempre em dia.

Temos uma equipe técnica preparada para realizar a manutenção nos equipamentos de forma correta e ajudar a evitar falhas nos seus geradores. Entre em contato com os nossos consultores pelo nosso canal de atendimento para realizar a manutenção que os seus geradores merecem.

Mais para explorar