Entenda como é o consumo de um gerador a diesel!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Entender como é o consumo de um gerador a diesel será determinante para uma decisão acertada, no momento de escolher o melhor grupo gerador de energia para atender suas necessidades.

Os grupos geradores são dimensionados de acordo com a demanda energética do empreendimento a que se destinam, seja um hospital, um condomínio residencial, um shopping center, um hotel, um canteiro de obras, um grande evento etc.

Eles entram em ação quando não se pode contar com a energia disponibilizada pela distribuidora, em casos de queda no fornecimento ou em locais onde a rede elétrica não chega.

Mas e quanto ao consumo de combustível? Você sabe quanto gasta um gerador a diesel? Se ainda não sabe, é só continuar lendo nosso artigo, pois vamos abordar o assunto com mais detalhes.

 

Cada grupo gerador tem sua potência

Existe uma enorme variedade de geradores com potências diferentes, dimensionados para atender necessidades específicas. Geradores mais robustos têm maior potência e, consequentemente, consomem mais combustível.

Geradores de menor porte podem funcionar a gasolina, que é mais cara, mas os mais potentes são movidos a diesel, um combustível mais barato.

Então, o consumo será proporcional à potência do grupo gerador: quanto mais robustos e potentes, para suprir uma maior demanda energética, mais combustível vão gastar.

Um exemplo de consumo médio de um gerador a diesel

Vimos que a potência de um gerador determina um consumo maior ou menor. É como acontece com os motores de veículos, por exemplo. Um carro com motor 1.0 consome menos, mas é menos potente. Outro, com motor 2.0, gasta mais combustível, mas ganha em potência.

Para ter uma ideia mais clara, veja alguns exemplos aproximados:

 

1. Consumo de um gerador a diesel com potência de 25 kVA

  • Funcionamento em carga máxima
  • Fornece energia por um período de cerca de 8 horas, com um tanque de 50 litros.
  • Consome, aproximadamente, 6 litros de diesel por hora.

2. Consumo de um gerador a diesel com 170 kVA de potência

  • Tanque de 290 litros
  • Permite 6 horas seguidas de funcionamento
  • Consome cerca de 40 litros/hora.

O que fazer para otimizar o consumo do gerador a diesel

Atitudes simples no dia a dia podem fazer muito para gastar menos eletricidade e, consequentemente, reduzir o consumo do gerador, quando em funcionamento. Já abordamos o assunto em outro artigo do blog. Leia também!

Não se esqueça da manutenção periódica do gerador. Este é outro cuidado fundamental para manter o consumo sob controle, pois equipamentos com mau funcionamento podem levar ao desperdício de combustível. Lembre-se de que a manutenção é um trabalho a ser executado por profissionais qualificados, em nome da segurança das pessoas e da preservação da aparelhagem.

Caso seja possível, prefira geradores com menor potência, que consomem menos diesel. Em muitas situações, pode não haver necessidade de um aparelho muito robusto.

Por isso, é importante contratar uma empresa idônea, que forneça as marcas mais consagradas no mercado. Ela saberá orientar e dimensionar a potência adequada ao seu empreendimento, garantindo um consumo otimizado de seu gerador a diesel, ao evitar gastos desnecessários.

 

A DCML, empresa com mais de 40 anos no mercado de geradores, é a maior distribuidora independente de grupos geradores Cummins no Brasil. Teremos prazer em indicar a melhor solução para o seu projeto. Visite nosso site, veja os modelos disponíveis e entre em contato conosco!

Mais para explorar