Gerador para eventos: o que você precisa saber? 

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Casamentos, formaturas, festas de fim de ano da empresa ou grandes festivais: em todos esses eventos, a energia elétrica é a protagonista. Afinal, se não houver energia o suficiente não terá iluminação, música, segurança, e por aí vai.

E quando a eletricidade acaba em pleno evento? Alguns minutos sem energia já é o suficiente para gerar uma grave crise e manchar o nome dos organizadores, além de causar constrangimento entre os convidados.

Portanto, não conte somente com a sorte da transmissão local, pois a capacidade total do espaço pode não suportar a grandiosidade do seu evento. A presença de um gerador de energia é fundamental para manter toda a infraestrutura do espaço funcionando e em total segurança.

Veja agora quais são os modelos de geradores mais adequados para eventos e os principais detalhes que você deve ter atenção na hora de investir neste equipamento.

O que você precisa saber antes de adquirir o gerador para eventos?

Para que o evento seja um tremendo sucesso, é preciso de um bom planejamento, correto?

E é nesta fase de planejamento que serão listados, além da música, a decoração, buffet e número de convidados, o tipo de iluminação utilizada em todo o espaço e outros elementos, como painéis visuais, som ambiente, câmeras de segurança, entre outros.

Todos os itens citados dependem de energia elétrica para funcionar, e para garantir que tudo esteja sob controle, entra em cena o gerador de energia.

Este dispositivo vai servir para manter toda infraestrutura do evento funcionando normalmente mesmo se a rede de transmissão local seja interrompido.

E mesmo correndo inúmeros riscos, ainda existe negligência por parte de organizadores quanto ao investimento em um gerador de energia sob a justificativa de “diminuir custos”. Na verdade, o gerador ajuda a reduzir os índices de consumo de energia, principalmente em horários de pico.

Tamanho, potência e local de instalação do grupo gerador

Três pontos extremamente importantes precisam ser avaliados antes de comprar ou alugar um gerador para eventos: tamanho, potência e espaço.

Dependendo do tamanho do evento, o número de equipamentos, iluminação e outros recursos visuais utilizados interferem diretamente no valor de potência necessário para comportar todos eles sem maiores problemas. Quanto maior o porte do evento, maior a potência do equipamento.

A dica é se informar direto na empresa fornecedora do gerador quais são os modelos mais apropriados para o tipo de evento em questão, como também para enviar equipe de profissionais de engenharia elétrica para avaliarem de forma mais assertiva se a capacidade de potência do gerador em questão irá suportar todo o sistema elétrico do evento.

Definir o espaço onde será instalado o gerador também é relevante na hora de alugar ou comprar o gerador para eventos.

Geradores com capacidades de potência mais alta são robustos e de grandes dimensões, por isso, é preciso abrigá-lo em um espaço protegido para evitar acidentes e fatores externos que possam prejudicar seu funcionamento, como chuva, ventos e exposição a luz.

Ao contratar o gerador direto no fornecedor, a responsabilidade pela manutenção e instalação do equipamento é inteiramente da empresa. E sempre preze pela boa aparência do chassi do gerador. Jamais invista em materiais que aparentam estar mal conservados, pois isso também pode influenciar até no feedback dos seus convidados.

Outro fator relevante são os ruídos causado pelo motor do gerador quando em atividade. Não é nada interessante ter um gerador barulhento no meio do seu evento, correto? Procure por modelos que possuam silenciador ou algum sistema que reduza os ruídos para não causar desconfortos.

Faça o dimensionamento do gerador!

De alta performance, os grupos geradores asseguram que seu sistema de energia vai funcionar normalmente sem oscilações.

Na hora de comprar ou alugar, é importante estimar o nível de consumo de energia durante todo o evento. Para isso, basta fazer o dimensionamento do gerador. Esse procedimento serve para identificar o valor ideal de potência do gerador para sua necessidade baseado na quantidade de equipamentos que serão conectados à ele durante determinado período.

Veja abaixo os valores de potência mais indicadas para eventos de pequeno, médio e grande porte.

  • 40 a 80 convidados – gerador de 55 kVA a 100 kVA
  • 100 a 150 convidados – gerador de 55 kVA e 100 kVA
  • Até 300 convidados – gerador de 180 kVA
  • Acima de 300 convidados – gerador a partir de 260 kVA a 300 kVA (caso seja necessário, invista em mais de um modelo de 500 kVA para alcançar maiores níveis de potência)

Depois de ler esse conteúdo, com certeza você aprendeu os pontos principais para analisar os geradores para eventos antes de adquiri-lo, não é mesmo? Com o gerador, você vai garantir energia elétrica suficiente e, de quebra, a alegria dos seus convidados do início ao fim.

Você já sabe qual é o melhor tipo de gerador para investir? Em quais situações o gerador a diesel ou a gasolina são melhor utilizados? Como fazer o dimensionamento dos geradores corretamente?

Não?

Então baixe agora mesmo o nosso guia gratuito de como escolher o gerador de energia para seu negócio e conquiste a autonomia energética necessária para sua empresa!

Mais para explorar