Geradores de emergência: tudo o que você precisa saber!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O sistema de geração e transmissão de energia no Brasil ainda apresenta falhas constantes. Uma das razões pelas quais isso acontece é a que as estratégias utilizadas no setor energético não tem acompanhado o crescimento e ampliação das cidades brasileiras.

Neste cenário, conclui-se que é mais do que necessário investir em vias alternativas de geração de energia para suprir a nova demanda.

Essas falhas na geração de energia impactam diretamente na distribuição da concessionária local e, consequentemente, na forma como a energia elétrica chegará em nossas casas.

Para evitar situações como essa, surgem os geradores de emergência. Este modelo de gerador tem sido cada vez mais inserido nas empresas e estabelecimentos como garantia de maior segurança para todo o ambiente.

Quer saber mais? Então continue lendo e entenda o funcionamento dos geradores de emergência e a importância de investir neste equipamento para seu negócio!

O que é o grupo gerador de energia?

Os geradores de energia são equipamentos de alta performance criados para auxiliar o sistema elétrico de um ambiente em qualquer situação, sobretudo naquelas em que a eletricidade é vital para que as operações e demais atividades continuem estáveis em meio à falha na distribuição da rede elétrica local.

E para que serve o gerador de emergência?

O objetivo principal do gerador de emergência é oferecer energia elétrica durante queda de energia repentina.

Geralmente, estes tipos de geradores são ativados logo que é identificado algum erro no fornecimento, seja por falha técnica, humana ou, ainda, quando os níveis de potência energética da concessionária local são insuficientes para suprir a demanda em determinada situação.

Como falamos no início, a o sistema de geração e transmissão de energia brasileiro é marcado por crises. Portanto, ter uma fonte alternativa de energia elétrica é a opção mais útil e prática, uma vez que esse equipamento consegue operar normalmente por longos períodos e de forma ininterrupta pelo tempo que for necessário.

Veja abaixo os principais lugares onde a presença do gerador de emergência é obrigatória:

Não é tão difícil entender o porquê, não é mesmo? Uma falha no fornecimento de energia elétrica para estes lugares específicos podem gerar prejuízos incalculáveis, como paralisação da produção em massa, perda de dados importantes, falta de iluminação adequada, insegurança e até graves acidentes.

Tipos de geradores de energia

Os geradores movidos a diesel e a gasolina são os mais utilizados no mercado e ambos conseguem operar no modo emergencial. Quem vai definir o regime de operação, combustível, tamanho e modo de instalação é o técnico eletricista junto ao proprietário e/ou gestor do estabelecimento após avaliar o sistema elétrico de todo o espaço, bem como a quantidade de equipamentos que serão alimentados pelo gerador.

O gerador a diesel possui alta rentabilidade é o mais indicado para locais de maior demanda. Com capacidade de potência acima da média, tem custo-benefício mais atrativo, além de vida útil mais longa.

Já o gerador a gasolina é amplamente recomendado para uso esporádico, seja eventos de médio e pequeno porte, como também para uso doméstico. Este modelo opera na cogeração de energia, ou seja, expande a transmissão para outros espaços.

No mercado, existem geradores de grande, médio e pequeno porte, cujas dimensões correspondem ao tamanho da sua capacidade de potência. Portanto, antes de comprar ou alugar um gerador de energia, certifique se haverá um espaço arejado e protegido para sua instalação.

Vantagens de investir em um grupo gerador para o seu negócio!

  • Energia elétrica sempre à disposição a qualquer hora do dia;
  • Ótima alternativa para economizar energia durante horários de pico (18h e 21h)
  • Mantém todo o sistema elétrico do estabelecimento em pleno funcionamento independente da rede local.
  • Mais conforto e segurança para o ambiente

Sendo assim, os geradores de emergência são um investimento ideal para sua empresa!

Pesquise no mercado quais as melhores marcas e o melhor modelo de acordo com a sua necessidade e garanta fornecimento de energia elétrica de qualidade pelo tempo que achar necessário.

Se você está pensando em adquirir um gerador de energia de caráter emergencial ou então como complemento para que seu sistema não seja prejudicado, que tal aprender um pouquinho mais sobre o tema?

Aqui na DCML você tem acesso ao conteúdo exclusivo: o e-book “Como escolher um gerador de energia ideal para o seu negócio?”. No e-book, você vai encontrar dicas importantes que vão te ajudar na compra do gerador. Baixe agora!

Mais para explorar