Grupo Gerador: o que é e como escolher a melhor opção?

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A produção de eletricidade pode ser feita de diversas maneiras, mas a principal, como bem sabemos, é através das usinas hidrelétricas. Só no Brasil, cerca de 90% da energia consumida vem e origem das usinas.

A energia elétrica é recurso indispensável no nosso dia a dia, e ao longo do tempo, percebeu-se a necessidade de criar algum tipo de sistema de geração de energia independente para dar maior autonomia no consumo nos espaços que dependem de eletricidade para conseguir manter suas atividades em constante operação.

Hospitais, construção civil, indústrias, aeroportos, supermercados, hotéis, centros comerciais e shopping-centers possuem um gerador de energia em suas instalações. Não é difícil imaginar a proporção do impacto negativo que uma queda brusca de energia pode gerar nestes locais.

Se você está pensando em adquirir um grupo gerador e tem dúvidas em relação ao seu uso, continue a leitura! No artigo de hoje, vamos falar sobre as principais características deste equipamento e as diferenças entre os modelos mais comuns.

O que é um grupo gerador de energia?

Os grupos geradores são equipamentos de alta performance que transformam energia mecânica em eletricidade por meio da combustão. Tem como missão manter o fornecimento de energia elétrica ativo quando ocorrem falhas na distribuição de energia local. Podem ser empregados como fonte reserva de energia auxiliar ou principal de todo o espaço.

E graças a sua rentabilidade que o gerador consegue produzir energia elétrica o suficiente para regularizar os níveis de potência de todas as máquinas, ferramentas e demais eletrodomésticos ligados à energia, garantindo máximo desempenho.

Para entender melhor a funcionalidade deste equipamento, veja abaixo os elementos que formam a estrutura do gerador.

  • Motor
  • Alternador
  • Bateria
  • Kit de fichas
  • Quadro de transferência
  • Tanque de combustível
  • Chassi
  • Painel de controle/alternador

Estes componentes estão presentes na maioria dos modelos de geradores de energia disponíveis no mercado independente do tipo de combustível e ambiente instalado.

Mas ao decidir comprar ou alugar este equipamento, é preciso levar em consideração fatores importantes, como capacidade de potência e tensão. Afinal, os geradores são máquinas semelhantes quanto ao objetivo principal, porém, distintos na maneira de execução.

A escolha do combustível que vai mover o gerador também influencia bastante na sua performance. Os mais utilizados atualmente são os movidos a gasolina e a diesel. Você pode entender melhor como eles são aplicados neste artigo em que falamos sobre as diferentes formas de produção de energia elétrica.

Gerador carenado e gerador silenciado: quais as diferenças entre eles?

A carenagem dos grupos geradores é a estrutura metálica retangular semelhante as vistas em containers, que reveste toda a parte externa do equipamento. Tem como principal objetivo proteger a região interna do gerador (grupo motor gerador – GMG) caso seja instalado em áreas externas sem cobertura.

Dessa forma, o equipamento estará assegurado de raios solares, chuvas, ventos, entre outros agentes externos que possam prejudicar seu funcionamento. Já o chassi do gerador pode ou não ter isolamento acústico.

O gerador silenciado tem toda região interna coberto com espuma termoacústica para reduzir os ruídos produzidos pelo motor do gerador. Também existe o gerador super-silenciado, em que as aberturas de entrada e saída de ar contém revestimento reforçado nos tetos e paredes da carenagem.

Mas, atenção! Todo gerador silenciado é carenado, mas nem todo gerador carenado possui redutor de barulho.

Após a leitura deste texto, esperamos ter tirado suas principais dúvidas a respeito do grupo gerador. Agora é só pesquisar com mais detalhes sobre como a potência ideal do equipamento, tipo de combustível e jornada de trabalho e fazer seu dimensionamento correto.

Decidiu que vai investir em um gerador para sua empresa? Que tal adquirir um modelo de marca renomada e líder no mercado de geração de energia?

A Cummins segue com mais de 90 anos referência mundial no assunto. Hoje, a empresa conta com ampla e moderna linha de motores e geradores de energia para qualquer situação e necessidade.

Se você quer um equipamento de qualidade e duradouro para seu negócio, leia agora em nosso blog um artigo especial sobre os geradores Cummins e entenda por que a marca é a melhor opção para você!

 

Mais para explorar