Manutenção dos geradores Cummins: Como começar a fazer?

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Você já conferiu aqui em nosso blog que os geradores de energia Cummins são itens indispensáveis em diversos setores da economia.

Com enorme capacidade de funcionamento e facilmente adaptável em qualquer ambiente, os Geradores Cummins vão manter a cadeia produtiva e todo o sistema de iluminação e segurança do espaço ativos em casos de queda ou falha de energia.

E por ser um equipamento tão poderoso e com capacidade de operação em larga escala, é importante que sua estrutura esteja em pleno funcionamento, correto? Para isso, é importante realizar a manutenção periódica dos geradores.

Saiba, neste artigo, a importância de fazer a manutenção dos geradores Cummins:

Como funciona a manutenção dos geradores?

Sabemos que para que qualquer equipamento continue funcionando de forma adequada, é necessário fazer uma avaliação regular de sua estrutura. No caso dos geradores de energia, realizar a manutenção periódica vai ajudar a identificar de forma antecipada possíveis erros que possam prejudicar sua performance a médio ou a longo prazo.

O gerador de energia distribui eletricidade para diversos outros equipamentos e estruturas em um determinado espaço e, por isso, seu desempenho precisa estar no máximo de sua capacidade.

De forma geral, a manutenção dos Geradores Cummins é feita basicamente nos motores. Seu funcionamento pode ser afetado por diversas razões, como por exemplo, troca de radiador, problemas de partida e mudanças nas válvulas, injeções e bombas, sistemas de admissão de ar e de refrigeração e nível de combustível. A manutenção também é útil para identificar problemas quanto à produção e oscilação na distribuição de eletricidade do gerador.

Tipos de manutenção dos Geradores Cummins

Existem três modos diferentes para fazer a manutenção dos Geradores Cummins, sendo eles:

  • Manutenção corretiva;
  • Manutenção preditiva;
  • Manutenção preventiva.

Manutenção corretiva

Serve para identificar as possíveis falhas que levaram a paralisação das operações do motor do gerado

Manutenção Preditiva

Leva em consideração o período de funcionamento do gerador para verificar as reais condições dos componentes que formam sua estrutura e, posteriormente, fazer as substituições de peças que apresentam sinais de desgaste.

Manutenção Preventiva

Avaliar o desempenho do gerador para garantir o máximo de sua capacidade durante as atividades.

A manutenção regular e correta do gerador é prática recomendada pela Cummins e prolonga sua vida útil, tendo um ótimo custo-benefício e mantendo os níveis de produtividade da empresa constantes, pois evita paralisações desnecessárias para fazer as correções devidas. Para isso, também é recomendado realizar um cronograma de manutenção estabelecendo avaliações diárias, semanal, mensal, semestral e anual do gerador.

Todo e qualquer serviço de manutenção em máquinas e equipamentos complexos devem ser feitos somente por profissionais devidamente habilitados como o técnico ou engenheiro eletricista. Caso esta recomendação seja ignorada, pode haver aumento de riscos de falhas no desempenho do motor e superaquecimento do gerador.

Aqui na DCML, disponibilizamos para os nossos clientes um contrato específico para a manutenção dos geradores a diesel Cummins. Entre os objetivos do contrato, está a política de prevenção, que garante a eficiência operacional dos geradores.

O nosso contrato de manutenção é dividido em três planos de interesse: Confiança, Energia e Soluções. Para quem faz parte do clube de vantagens Parceiros DCML, garante ainda 10% de desconto na compra de peças originais Cummins e uma visita técnica mensal.

Ficou interessado? Clique aqui e faça agora mesmo o orçamento do seu Gerador Cummins!

Mais para explorar