O que significa kVA e como converter para Watts?

o que significa kva

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Quem estuda ou trabalha com serviços de reparação em sistemas elétricos certamente conhece as unidades de medidas kVA, Volt e Watts, integrantes do grupo Sistema Internacional de Unidades (SI).

O kVA no gerador de energia é uma importante unidade de medida para descobrir o valor de potência ideal que o equipamento deve ter para conseguir suprir a demanda energética.

kVA, Volt e Watts são amplamente utilizados no mercado para especificar as características técnicas de produtos eletrônicos, e que ajudam muito o consumidor no momento de comparar o equipamento com o outro, como por exemplo, um gerador de energia.

No texto de hoje, entenda como calcular o kVA e como ele pode interferir na escolha do gerador de energia ideal. Além disso, aprender a fazer a conversão do valor de potência em Watts para kVA.

kVA, Volts e Watts: conheça as principais unidades de medida de energia.

Todo motor elétrico precisa de dois tipos de energia para operar – a ativa e a reativa.

A energia ativa (W) mede a potência do trabalho útil desenvolvido pelo equipamento (nível de aquecimento e atritos entre as peças que compõem a estrutura do motor).

Já a energia reativa (var) mede a energia não utilizada pelo equipamento em si, porém é consumida para formar os campos magnéticos fundamentais para manter seu funcionamento. A soma das energias ativa e reativa dá o resultado do kVA.

De acordo com o Sistema Internacional de Medidas (SI), o kVA (quilovoltampere) corresponde a 10³ voltamperes (VA), que por sua vez, determina o valor aproximado de uma fonte motriz de geração de energia.

Na forma decimal, 1 kVA é igual a 1.000 VA.Já o VA é o valor de potência resultante entre a tensão (V) e corrente elétrica (A).

Sendo assim, a fórmula utilizada para calcular o kVA é a seguinte:

kVa: VA² = W² + var²

Em resumo, as unidades de medidas importantes para o cálculo de potencial elétrico são:

VA = Expressa a potência aparente de uma fonte geradora de energia

Potência (W) = Grandeza que especifica a quantidade de energia é transformada para realização de algum trabalho por tempo determinado;

Tensão (Volts) = É utilizada para descobrir a tensão elétrica do equipamento. Um volt é igual ao índice do potencial de transmissão de energia (medido em joule) dividido pela carga elétrica (representada por Coulombs).

O cálculo do kVA é imprescindível na etapa do dimensionamento do gerador de energia e instalações elétricas mais complexas, uma vez que somente assim será possível avaliar as condições ideias que o gerador conseguirá operar e o melhor modelo para ser adquirido, como por exemplo, o tipo e quantidade de equipamentos eletrônicos conectados ao gerador e estruturas elétricas em prédios comerciais e demais estabelecimentos de grande, médio e pequeno porte.

Como converter Watts para kVA?

Antes de escolher o grupo gerador ideal para manter toda a estrutura elétrica do espaço em funcionamento, fazer o dimensionamento é primordial. Sendo assim, é importante determinar o objetivo do gerador: fornecer energia.

Para saber a potência adequada de um gerador, basta somar o índice de consumo de energia elétrica em watts (W) de todos os objetos que serão conectados isolados ou de forma simultânea ao dispositivo. Na hora de calcular, por segurança, é recomendado estabelecer 25% de sobra da potência em relação ao valor necessário.

A fórmula utilizada para calcular a potência do gerador é a seguinte:

Potência (W) =  tensão (volts) x corrente (amper)

Considere 1CV = 750 W e 1000 W = 1KVa

A potência elétrica (W) é dividida em Potência Ativa e Potência Aparente.

  • Potência Ativa: é o valor consumido pela carga e, posteriormente, transformado em trabalho.
  • Potência Aparente: o valor de tensão e fluxo de corrente elétrica necessário para o bom funcionamento do equipamento.

Sendo assim, para converter o valor em Watts para kVA, basta dividir o valor da Potência Aparente (S) – informada em kVA – e Potência Ativa (P) – indicado em quilowats (kW), dividida pelo Fator de Potência (FP).

kW = W/100 / P (kVA) = kW/FP

Como vimos, são processos um pouco complexos e que demandam de bastante conhecimento técnico sobre unidades de medida de energia e suas características. Ao elaborar o dimensionamento do gerador, procure serviço especializado por profissionais capacitados, como um técnico ou engenheiro eletricista.

Efetuando o cálculo do kVA e o dimensionamento de forma correta, com certeza vão te ajudar a encontrar o gerador de energia ideal para sua empresa, independente da demanda interna exigida e nicho de mercado em que atua.
Tal equipamento vai oferecer autonomia energética, sendo fundamental para manter as atividades do dia a dia sem interrupção. Para saber mais sobre o assunto, leia agora nosso artigo especial com tudo o que você precisa saber sobre geradores de energia para empresas!

Mais para explorar