Qual é o preço médio de um gerador de energia industrial?

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conhecido dispositivo utilizado na conversão de energia (mecânica, química, etc.), o gerador de energia é uma das ferramentas essenciais em qualquer contexto, seja residencial, comercial, industrial, entre outros. Afinal, ninguém quer parar suas atividades cotidianas ou uma grande produção por falta de energia.

Porém, nós sabemos que muitas vezes este recurso acaba quando menos esperamos, e, frequentemente, quando mais precisamos. Com isso, visando reduzir os impactos de ocasionalidades como estas, o uso de geradores de energia têm aumentado consideravelmente, especialmente em comércios, indústrias e condomínios. 

Com diversos modelos, marcas, tensões, voltagens, potências, e tudo mais que encontra-se no mercado, a hora da aquisição de um gerador de energia pode se tornar um desafio. Com a variedade de equipamentos específicos para cada necessidade e diferentes fins, é fundamental saber exatamente do que se precisa na hora de realizar o investimento. 

Porém, alguns dos mais frequentes e importantes questionamentos aqui são: Quanto irei investir em um gerador?

Continue lendo e veja as vantagens deste investimento para não ter receios ou dúvidas na hora de adquirir um gerador!

Por que utilizar um gerador de energia na sua indústria?

Se tempo é dinheiro, perder tempo sem produzir representa grande perda na produtividade e lucro no contexto industrial. Desta forma, já é um fato conhecido que o fornecimento de energia se relaciona diretamente com alguns fatores da própria economia mundial.

Tendo em vista que é do setor industrial que vem grande parte dos insumos de que dispomos rotineiramente, garantir que o abastecimento elétrico de indústrias funcione correta e ininterruptamente é de grande importância. 

Dentre outros itens de curto e longo prazo que podem ser citados, alguns dos principais benefícios para que uma indústria possua um gerador de energia são:

  • Maior tranquilidade, confiabilidade e segurança nos processos produtivos;
  • Reabastecimento imediato da produção caso haja interrompimento no fornecimento de energia;
  • Maior economia no consumo elétrico em caso de uso nos “horários de pico”, por exemplo;
  • Possibilidade de uso contínuo ou ocasional garantindo máxima eficiência no abastecimento e autonomia no consumo.

Mas afinal, quanto devo investir em um gerador de energia industrial?

Um dos pontos de atenção para responder a essa pergunta é quanto a necessidade na indústria. No mercado atual existem vários tipos de geradores e fatores a serem considerados na hora da aquisição. Confira alguns destes pontos:

Combustível de abastecimento

  • Diesel: Possui alta potência e por isso é o mais utilizado em locais onde o abastecimento de energia não pode ser interrompido de forma alguma. Garante desempenho elétrico de alta qualidade adequado e silencioso.
  • Gasolina: Menos utilizado que os geradores movidos a diesel. Devido a sua potência menor é comumente utilizado em comércios e residências menores. Indicado para contexto em que as quedas de energias duram pouco tempo.
  • Gás natural: É o modelo menos utilizado, mas que representa um combustível mais limpo e barato, se comparado com diesel e gasolina. Ecologicamente sustentável e ideal para quem busca razoável desempenho atrelado à inovação.

Potência (kVA)

  • Portáteis (potência entre 0,5 a 6 kVA e tensões 220/380V)

De utilização mais corriqueira, são também a alternativa mais barata no mercado. É recomendado apenas para usos limitados devido a sua baixa potência, como em ferramentas elétricas ou atividades ao ar livre que necessitem de energia. São abastecidos com gasolina.

  • Pequenos (potência entre 10 a 35 kVA e tensões 220/380V)

Bastante utilizados em contextos como construção civil, escritórios e comércios pequenos, e até mesmo eventos de menor porte. Seu valor é mais elevado do que o portátil por sua potência também ser superior. Funciona, em geral, com diesel.

  • Médios (potência entre 50 a 180 kVA e tensões 220/380/440V)

Assim como os “pequenos”, estes são frequentemente utilizados em segmentos como eventos, comércios, residências, construção civil e, também, o setor industrial. Esta ampliação se deve ao seu maior potencial de geração de energia se comparado aos modelos anteriores e também eleva seu valor em relação ao tipo “pequeno”. É movido a diesel.

  • Grandes (potência entre 200 até +2500 kVA tensões  tensões 220/380/440V)

São grandes no tamanho e também na potência, o que garante um valor mais elevado que acompanha uma capacidade ainda maior de geração de energia. Este tipo é o mais escolhido por indústrias, grandes empreendimentos na construção civil, eventos maiores, dentre outros contextos. São movidos a diesel e garantem o abastecimento eficiente pelo tempo necessário.

Seguro na decisão de qual gerador de energia industrial te atende?

No contexto industrial, conforme vimos, geradores de energia de porte médio e grande são os mais indicados e seu investimento é necessário para garantir segurança e eficiência.

É imprescindível entender que além do valor do equipamento, há também outros custos que envolvem a instalação, acessórios, projetos, aprovações, cabeamento, além do consumo de combustível.

Os valores médios, considerando os fatores listados aqui, vão desde R$ 800,00 a milhares de reais, dependendo do tamanho, potência, marca, etc.

Geradores como os Cummins, modelos que carregam o nome da marca (especialista em motores a diesel e demais equipamentos para fornecimento de energia), são um dos melhores do mercado para uso industrial na relação custo x benefício.

Com diversos modelos de porte médio a grande, garantem máximo desempenho a partir da sua alta potência para as mais variadas demandas.

A empresa os desenvolve especificamente para o fornecimento contínuo de energia, direcionado especialmente a setores onde há alta demanda energética, como indústrias, hospitais, construção civil e mineração.

Além disso, sua tecnologia “The Power of One”, reduz o tempo de instalação consideravelmente, agregando design compacto à confiabilidade da maior fabricante independente de motores a diesel do mundo.

***Confira mais sobre os geradores Cummins e acerte no investimento com a DCML!

Mais para explorar