Qual tempo médio de duração de um gerador de energia?

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ter a própria fonte alternativa de eletricidade é algo constantemente recomendado para quem possui algum negócio próprio e deseja evitar maiores estresses em meio a uma queda abrupta de energia elétrica em pleno horário de trabalho.

Afinal, existem diversos modelos de grupo gerador de energia, e com certeza vai existir aquele mais indicado para ser utilizado nas mais diversas ocasiões. Cabe ao proprietário do negócio avaliar qual melhor se aplica às suas necessidades.

Para escolher o gerador de energia ideal, são diversas questões que devem ser levadas em consideração, mas uma fundamental é saber a duração total do gerador de energia. No instante em que o consumidor está prestes a fechar negócio com a empresa, é conveniente que ele saiba quantos e como aquele equipamento vai atender suas expectativas. Lembrando ainda  forma, será possível estimar o período de abastecimento do tanque de combustível e manutenção preventiva

Hoje, vamos entender com mais atenção por quanto tempo dura um gerador de energia elétrica, o que influencia no cálculo e na escolha do equipamento para seu estabelecimento. Confira!

Como funciona um gerador de energia movido a diesel?

De forma geral, o papel do gerador é fornecer eletricidade durante queda de energia ou falha na transmissão da rede local. Quando ativado, é este equipamento que vai garantir que todas e qualquer estrutura ou estabelecimento que dependem integralmente de energia elétrica para funcionar continuem a operar normalmente, seja comércio, indústrias, hospitais e aeroportos, escolas, fazendas, usinas, supermercados, postos de gasolinas, entre outros.

Sendo assim, podemos afirmar que o grupo gerador é bastante versátil, e para escolher o modelo mais apropriado, basta observar seus níveis de potência e tensão – quanto maior a potência, maior o tamanho do gerador.

Para produzir eletricidade, na estrutura do grupo gerador movido a diesel acontece o fenômeno da indução eletromagnética que vai ativar o motor do equipamento. Em seguida, o dínamo, componente do gerador, começa a girar de acordo com a intensidade do campo magnético. Esse processo estimula a tensão elétrica dos terminais conectados a carga e, consequentemente, a circulação de correntes elétricas.

E como saber o tempo de duração de um gerador de energia elétrica?

A atividade diária do gerador é estimada com base na capacidade total do tanque de combustível e nível de potência. Para isso, basta lembrar que:

Cada valor de potência consome uma determinada quantidade de combustível por hora de trabalho.

Esse nível de potência é o que também irá facilitar para o consumidor se aquele modelo pretendido vai suprir a necessidade energética com eficiência.

Em um exemplo mais prático, vamos considerar um gerador de energia movido a diesel com valor de potência igual a 25 kVa e com tanque com capacidade para 50 litros de combustível, ao ser ativado na sua carga máxima, o equipamento irá gastar, em média, seis litros de diesel por hora. Ou seja, este modelo de gerador vai conseguir operar normalmente por até oito horas seguidas sem precisar reabastecer.

Vejamos mais um exemplo: Considere agora um gerador com potência de 170 kVA. Seu consumo final? 40 litros de diesel por hora.

Baseada nestas informações, podemos afirmar que quanto maior a potência, maior será a quantidade de combustível consumido. E para saber o nível de potência está de acordo com a demanda energética em questão, é só analisar as reais necessidades do espaço. Algumas perguntas que podem ser feitas neste momento são:

  • Características do local de instalação
  • Regime de operação
  • Tipo de carga (aqui, é interessante que se pense para qual será a finalidade do uso do gerador de energia
  • Calcular a potência individual dos equipamentos consumidores

Além de, é claro, calcular corretamente a  potência necessária do gerador. A fórmula para efetuar é W (potência) = Volts (tensão)  x Corrente (amper). Também é fundamental elaborar o dimensionamento do grupo gerador para identificar se o dispositivo será, de fato, bem aplicado e vai conseguir transmitir a quantidade de energia que mais precisa.

E se você está pensando em adquirir um gerador de energia a diesel eficiente, os geradores Cummins são a melhor opção para seu negócio. Com 90 anos de história, a empresa é referência mundial no setor energético, e é especializada na construção de motores e geradores a diesel personalizados de acordo com a necessidade de seus clientes.

Entenda muito mais sobre a história da Cummins, as principais características de seus equipamentos e o porquê de tanto sucesso no mercado de geração de energia lendo este artigo especial sobre os geradores Cummins!

Mais para explorar