Geração de energia elétrica: quais são os principais tipos?

Tipos de geração de energia

Compartilhe esse post

Desde a sua descoberta, a eletricidade tornou-se essencial para o nosso dia a dia.

Mas para que ela chegasse até nós na forma como conhecemos, vários processos e tipos de geração de energia elétrica foram descobertos ao longo dos anos.

É comum a preocupação com o futuro das reservas energéticas, pois não sabemos ao certo como se dará o processo de geração de energia.

Hoje, já existem alternativas com menor impacto ambiental e mais sustentáveis no fornecimento de energia.

E, por isso, as empresas do setor energético que pretendem investir na construção de estações de transmissão de energia devem estar cada vez atentas na hora de definir o sistema e fonte ideais.

Para entender melhor como funciona essa tecnologia, no texto de hoje vamos falar sobre os principais tipos de geração de energia elétrica e em como as fontes de energia existentes são utilizadas.

Saiba mais sobre os principais tipos de geração de energia elétrica!

A energia elétrica é a principal fonte de luz e calor utilizada para realizar diversas atividades, e a escolha do modelo ideal de geração dessa eletricidade vai depender de diversos fatores, como a demanda energética, local de instalação da estação de energia e as fontes de energia disponíveis.

Quando falamos em fontes de energia, existe uma ampla quantidade de elementos presentes na natureza com grande potencial para produção de eletricidade.

Essas fontes podem ser de origem renovável ou não renovável e cada uma delas possuem características específicas de aplicação, assim como apresentam vantagens e desvantagens.

Veja agora como elas se comportam:

Fontes de energia renovável

São encontradas em abundância na natureza e com capacidade inesgotável de renovação.

Apresentam baixos índices de poluição em todas as suas fases de produção e por isso são consideradas fontes de energia limpa.

Os principais tipos de geração de energia elétrica que utilizam recursos renováveis são:

Energia eólica

A força dos ventos (cinética) é transformada em energia elétrica ao movimentar os aerogeradores das turbinas, que acionam o gerador conectados à ele.

Esse sistema é instalado preferencialmente em regiões onde há ventos predominantes.

Energia solar

É criada a partir da captação dos raios solares através de placas ou painéis solares.

Existem duas formas de obtenção de energia solar: a fotovoltaica (utiliza a radiação para produzir energia) e a térmica (utiliza o calor para produzir energia).

Esse tipo de geração de energia vem se popularizando no Brasil, principalmente nas residências e pequenos comércios que desejam ter autonomia energética.

Energia hidrelétrica

É produzida através da pressão das águas que movimentam as turbinas instaladas nas hidrelétricas.

É um dos tipos de geração de energia mais comum no Brasil graças a sua extensa bacia hidrográfica, já que as hidrelétricas utilizam as águas de rios para funcionar.

Biomassa

É o reaproveitamento de material orgânico de origem animal ou vegetal para geração de energia.

Essa conversão pode acontecer de três formas: fermentação, gaseificação e combustão.

Fontes de energia não renovável

São recursos finitos, ou seja, que têm período de duração reduzido na natureza, ainda que seja encontrado em grandes quantidades.

As fontes não renováveis têm como principal desvantagem o alto impacto ambiental proveniente dos gases emitidos durante o processo de combustão, contribuindo ainda mais para o aquecimento global.

Energia termelétrica

A energia é captada pela queima de combustíveis fósseis, como gás natural, carvão vegetal e mineral, diesel, gasolina, petróleo e outras substâncias que geram energia ao sofrerem combustão.

Energia nuclear

É produzida a partir da liberação de calor derivada da divisão do urânio ou plutônio, chamado fissão nuclear.

O sistema acontece da seguinte maneira: o calor causado pela fissão é adicionado na água contida no reator, que transforma-se em vapor.

É esse mesmo vapor que vai movimentar as turbinas do reator e gerar energia elétrica.

A energia nuclear é muito utilizada em países onde não há abundância de recursos renováveis para instalação de hidrelétricas ou turbinas eólicas, por exemplo.

Como vimos, independente da forma escolhida, a geração de energia elétrica vai muito além da simples instalação da estação de energia.

Para as empresas do ramo energético, é necessário avaliar as condições locais e os custos de produção para saber se é viável optar por aquele modelo pretendido, assim como as questões ambientais, que também devem ser cuidadosamente analisadas.

Um elemento importante comum a todos tipos de geração de energia elétrica é a presença de um gerador instalado na sua estrutura.

Afinal, somente com o uso desse equipamento será possível fazer a conversão da força mecânica em eletricidade.

Portanto, para garantir uma maior durabilidade de toda a estrutura que completa o sistema de geração de energia elétrica, é fundamental fazer o dimensionamento dos geradores.

Dentre diversos fatores, um dimensionamento bem feito vai ajudar na redução do consumo de energia elétrica, além de evitar desperdícios do combustível utilizado pelo gerador.

Quer entender melhor como ocorre o processo de dimensionamento de geradores? Leia agora mesmo o nosso artigo especial sobre o tema!

Mais para explorar