Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/wwdcml/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 36

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/wwdcml/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 36

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/wwdcml/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 36

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/wwdcml/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 36
Contrato de manutenção de geradores: por que ele é tão importante? - Distribuidora Cummins Minas LTDA (DCML)

Contrato de manutenção de geradores: por que ele é tão importante?


Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/wwdcml/public_html/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 36

Compartilhe esse post

Geradores de energia são equipamentos essenciais para muitos ambientes, não é verdade? A simples falta de luz por algumas horas em um hospital, supermercado, padaria, casa de eventos, condomínio e outros estabelecimentos comerciais pode trazer inúmeros prejuízos.

Fatos como esses não são difíceis de acontecer. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 67% das empresas que utilizam a eletricidade como principal fonte em seu processo produtivo são impactadas de forma significativa em razão das interrupções no serviço.

Dessa maneira, diante de tantas turbulências, resguardar seu negócio com um gerador de energia é um bom investimento.

Todavia, é preciso ficar atento, pois apenas ter o gerador à disposição não garante necessariamente o correto fornecimento de energia.

É primordial fazer a manutenção preventiva dos dispositivos, garantindo o bom funcionamento do gerador e da rotina de trabalho.

Nesse caso, o contrato de manutenção de geradores surge como fundamental. Com ele, solucionar um imprevisto não será um processo tão doloroso.

Por isso, listamos algumas razões pelas quais você deve ter um contrato de manutenção e como isso irá melhorar o seu processo de trabalho.

Contrato de manutenção: o que é?

Contrato de manutenção é a garantia de que o cliente irá receber um atendimento personalizado, como visitas quinzenais ou mensais para realização de manutenção preventiva dos equipamentos.

Além do pronto atendimento, caso aconteça alguma falha.

Vamos exemplificar isso para o nosso dia a dia: imagine que você é dono de um supermercado e de repente a energia acaba devido a uma forte chuva.

Para piorar a situação, o gerador também não funciona. Decerto é um grande problema para resolver, não é verdade? E pior: ele não depende apenas de você.

Dependendo do ocorrido, você pode ficar inesperadamente horas aguardando uma solução.

Assim sendo, convenhamos: não é nada legal montar uma operação de última hora em busca de uma assistência técnica para “apagar o fogo”.

E como tempo é dinheiro, no final das contas o prejuízo pode ser grande. Além disso, sua credibilidade no mercado pode ser comprometida.

Com o contrato de manutenção, além de gargalos como esse serem mais difíceis de acontecer, técnicos especializados em manutenção preventiva de geradores estarão a sua disposição assim que o problema acontecer.

Como fazer um contrato de manutenção de geradores?

Cada equipamento requer um contrato de manutenção diferente. Todavia, alguns modelos são padronizados. Dentre os mais comuns estão:

  1. Contrato de serviço por período: geralmente este acordo é feito para equipamentos cujo custo é alto. A ideia é cobrir um determinado número de manutenções preventivas que atenda em qualquer dia e horário. Porém, o contrato pode ser feito também com um limite de atendimento em horários específicos ou que atinja até determinado valor. Nesse caso, o serviço seria limitado.
  2. Contrato de serviço sob demanda: este contrato é feito baseado nos custos e nos materiais utilizados por demanda. Como é muito especifico, o contratante deve ficar atendo a todas as características estabelecidas no acordo, no intuito de prevenir qualquer ação que não esteja firmada no acordo.

De maneira geral, o contrato manutenção deve ser elaborado por um advogado. Uma maneira de garantir um documento bem elaborado e dentro da lei.

Como funciona o contrato de manutenção de geradores?

Equipamento essencial para empresas que precisam de energia a todo momento como indústrias, clínicas de saúde, hotéis e usinas, o contrato de manutenção preventiva de geradores oferece vários benefícios para o contratante.

Com ele, você terá a oportunidade de prolongar a vida útil do seu equipamento, assim como seus componentes.

Além disso, o contrato de manutenção auxilia o seu negócio de tal maneira que ameniza até mesmo possíveis falhas e paradas que podem ocorrer devido a um desgaste de peças ou outros componentes.

Nesse sentido, é indicado fazer um contrato de manutenção de geradores antes de receber o equipamento em sua empresa ou evento.

Tal fato lhe garantirá mais segurança, como também o conforto de já ter uma equipe de especialistas à disposição.

O principal objetivo do contrato de manutenção preventiva de geradores é atestar as condições de funcionamento perfeitas do equipamento.

Dessa maneira, o contratante não terá que se preocupar com paradas ou falhas, uma vez que ele terá uma equipe de técnicos disponíveis.

Importante ressaltar que cada modelo de gerador possui características diferente.  Principalmente no caso de geradores movidos a diesel, por exemplo.

Isso porque ao adquirir um gerador de energia a diesel, é preciso analisar alguns detalhes quanto a instalação do tanque de combustível de óleo, pois existem algumas regras a serem seguidas com base nas normas técnicas para o armazenamento de combustível.

Por conta disso, cabe ao representante indicar o melhor equipamento e saber a finalidade de uso para, assim, executar um acordo o que atenda ambas às partes.

No caso de peças com desgaste natural, troca de fluídos e outros, o contrato indicará quais serviços estão inclusos na manutenção.

Em resumo, ao executar o serviço, leia atentamente o contrato e tire suas dúvidas com um representante.

Manutenção Preventiva, Corretiva, Preditiva e Detectiva: qual a diferença?

Existem diferentes tipos de manutenção. A preventiva é a mais utilizada nos contratos de manutenção.

Como o próprio nome diz, ela é realizada com o intuito de reduzir a probabilidade de falhas do gerador Cummins e seus componentes.

Na prática, esse serviço é uma intervenção prevista, preparada e programada antes de um problema.

Normalmente, o período de revisão é baseado em históricos ou recomendações do fabricante.

Nesse caso, enquadram-se nessa categoria as revisões sistemáticas do equipamento, as lubrificações periódicas, os planos de inspeção, etc. Tudo para deixar o seu equipamento em dia e em pleno funcionamento.

A manutenção corretiva, por sua vez, é feita para solucionar um problema que levou a paralisação do gerador, seja ele por meio de uma falha ou pane.

Geralmente, os reparos são executados sem planejamento e em caráter emergencial. Nesse caso, o prejuízo para o contratante pode ser grande. Além disso, o tempo de conserto pode ser maior que o esperado.

Já a manutenção preditiva é aquela que indica as condições reais de funcionamento do equipamento com base em dados que informam o desgaste ou processo de degradação.

Esses dados indicam as condições para que o tempo de vida do gerador e seus equipamentos sejam bem aproveitado. Dentre os principais objetivos da manutenção preditiva estão:

  • Antecipar a necessidade de executar algum serviço de manutenção em uma peça específica ou equipamento;
  • Indicar serviços desnecessários;
  • Aumentar o tempo de vida útil dos equipamentos;
  • Reduzir o trabalho de emergência não planejado;
  • Impedir o aumento dos danos;
  • Otimizar o desempenho do equipamento;
  • Determinar previamente equipamentos que precisam de manutenção.

Temos ainda a manutenção detectiva, no qual seu principal objetivo é garantir a viabilidade do equipamento em longo prazo.

Economia para seu bolso

Uma das principais vantagens em adotar o contrato de manutenção para o seu negócio é a economia que ele pode gerar para seu bolso.

Afinal, além de deixar seu equipamento em dia e em perfeitas condições, essa prática garante manutenções preventivas e corretivas efetuadas somente por técnicos especializados no assunto.

Em muitos casos, no momento de desespero, empresários fecham negócio com profissionais com pouco conhecimento para resolver o problema; mas acabam tendo uma dor de cabeça ainda maior. Gerando, desta forma, grandes prejuízos.

Contrato de manutenção industrial e suas vantagens 

Além dos benefícios já citados, firmar um contrato de manutenção traz também outras vantagens para sua empresa:

  1. Redução de custos com mão de obra: uma vez que não há necessidade da contratação de um funcionário específico para a função.
  2. Aumento da produtividade: com a manutenção preventiva de seu gerador em dia, você pode criar uma programação para compra das peças, deixando assim o equipamento em plenas condições.
  3. Facilidade e rapidez na solução de problemas.
  4. Atendimento personalizado e seguro.
  5. Consultoria.
  6. Trocas facilitadas: caso uma peça apresente defeito, a substituição se torna mais ágil e sem custos adicionais.

Pesquise, se informe e garanta um bom serviço

Com tantas vantagens em jogo, você deve estar pensando em fazer um contrato de manutenção para seu negócio, não é verdade?

Mas antes disso, fique atento. Faça uma pesquisa detalhada e procure empresas conhecidas no mercado. Isso o ajudará a evitar problemas futuros.

Conclusão

Você viu que optar por fazer um contrato de manutenção para geradores pode trazer grandes benefícios para a sua companhia.

Afinal, você terá um custo muito menor do que se contratasse funcionários para fazer a manutenção de seu equipamento.

Além disso, não podemos esquecer da agilidade no atendimento. Ele é outro diferencial que evitará impactos no seu negócio.

Examine cada situação e descubra o melhor modelo para a negociação.

Possuir uma noção de como todo o mercado se comporta se tornará uma grande vantagem para seu negócio.

Se você quer saber mais sobre contrato de manutenção, siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no Linkedin e no YouTube.  Até a próxima!!

Mais para explorar