Tudo que você precisa saber sobre o turbocompressor

turbocompressor

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
turbocompressor

Devido aos grandes volumes e toneladas que as máquinas e caminhões transportam diariamente ter um motor potente é imprescindível. Dessa forma, o turbocompressor exerce um papel fundamental para o melhor desempenho e produtividade das máquinas. 

Com ele, é possível potencializar o motor e obter eficiência com  a rotina de trabalho que envolve as máquinas. Nesse sentido, os Turbos Holset oferecem uma grande contribuição por meio dos equipamentos disponíveis no mercado. 

Continue a leitura desse artigo e descubra os diferenciais que ele oferece, benefícios, dicas para a manutenção e várias informações úteis que ajudarão a sua empresa. 

Diferencial da Holset

Criada em 1952, no Reino Unido, a Cummins Turbo Technologies (CTT) é especializada em turbocompressores para as áreas que trabalham com grupo geradores, veículos comerciais a diesel e diversas aplicações para motores.

Implantada no Brasil, em 1987, a fábrica oferece Turbos Holset para a América do Sul e atendimento por meio dos distribuidores como a DCML Solutions, presente nos estados de Minas Gerais, Pará, Amapá e Maranhão. 

Atualmente, ela oferece diversas opções de tecnologias como o turbocompressor Holset VGT da CTT. Ele é considerado o precursor na tecnologia de geometria variável para veículos comerciais e foi responsável pelo lançamento do conceito de anel deslizante patenteado que apresenta o deslocamento axial das aletas. Esse modelo apresenta menos peças móveis e um potencial menor de desgaste na execução do trabalho.

Tipos de tecnologia

No Brasil, a Holset apresenta quatro tipos de tecnologias no mercado, sendo elas:

Turbos com geometria fixa 

A origem dos Turbos Holset é ligado a tecnologia de geometria fixa que auxilia na canalização de todos os gases de escape para a turbina que provoca o aumento da potência do motor. 

Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a Cummins domina esse tipo de tecnologia e atua na produção de um dos mais otimizados e eficientes turbocompressores de geometria fixa. 

Além disso, ele é um produto de baixo custo que oferece excelência no desempenho e economia de combustível.

Turbos com a válvula Wastegate 

Os turbos com Wastegate ajudam a melhorar o controle dos gases de escape e contribuem para a eficiência de operação da rotação do turbo

Inclusive, ele está disponível em vários tipos de configurações, sendo algumas delas os sistemas pneumáticos ou controladas por eletricidade. 

No caso dos turbos que apresentam atuadores pneumáticos, na hora que a pressão do ar alcança um limite, o atuador abre a válvula Wastegate. Dessa forma, a pressão  excedente  pode fluir com segurança por meio da válvula antes de atingir o motor. 

Em relação ao turbo que apresenta o atuador elétrico, os componentes eletrônicos são responsáveis pelo controle da peça. Nesse tipo, usa-se um motor sem escova que auxilia na definição das lâminas em várias posições. Nesse caso, esse sistema reage com mais precisão e rapidez. 
É considerado um turbo com durabilidade, rentabilidade e confiável no seu desempenho.

Turbos com a geometria variável 

Esse tipo de turbo conta com um sistema inovador que apresenta um anel deslizante patenteado que oferece resposta transiente e ajuda a aumentar a operação do motor.

Assim, o equipamento reduz o consumo de combustível e gera o aumento da potência de frenagem, o que leva a uma maior eficiência dos motores.

Considerada a primeira fabricante de turbos a oferecer esse tipo de tecnologia em uma aplicação comercial, a Holset é a única fabricante que conta com a inovação do anel deslizante por meio de poucas peças móveis e reduz o potencial de desgaste em 85%. 

Sistema de duplo estágio

Esse tipo de turbo conta com sistemas de 2 estágios de nível mundial. Ele é usado para atender várias aplicações que exigem melhor desempenho e durabilidade, como caminhões e micro-ônibus. 

A arquitetura desse turbo possibilita maior densidade de potência e melhor resposta do veículo mesmo que seja usada baixas rotações do motor. 

Benefícios das turbinas Holset

A turbina é uma grande aliada do turbocompressor, pois reutiliza a potência por meio do virabrequim, uma das principais peças do motor. Inclusive, ele desempenha um importante papel ao extrair energia do fluxo de escape, conhecido como sistema turbocomposto.

É possível encontrar no mercado turbinas de potência que sejam tanto axiais, quanto radiais para várias aplicações pesadas. O principal objetivo das turbinas Holset é oferecer melhor eficiência para os motores.

Confira as vantagens ao adquirir esses tipos de turbinas:

  • Proporciona a melhoria da eficiência do combustível;
  • Auxilia os motores a atender às metas de emissão de CO2;
  • Ajuda o sistema turbocomposto na recuperação das perdas de bombeamento;
  • Melhora a resposta transitória;
  • Contribui para ajudar no processo de recirculação dos gases de escape.

Dicas na manutenção dos Turbos Holset

Ao adquirir o turbocompressor para a sua empresa é importante realizar manutenções preventivas e ficar atento a diversos cuidados para evitar falhas e problemas nas máquinas. 

Veja algumas orientações que poderão ajudar a manter a vida útil do turbocompressor:

  • Verifique os sistemas de admissão e escape para investigar se não apresenta impurezas;
  • Observe se a operação do motor ocorre com a admissão ou filtro de ar entupido. Isso aumenta o consumo de combustível e pode provocar vazamento de óleo na admissão;
  • Ao lavar o motor evite jogar jato de água ou produtos químicos no atuador. Isso provoca danos na vedação da haste e gera corrosão no diafragma do atuador e na mola de acionamento;
  • Fique atento à pressão alta que pode ser causada de forma excessiva pelos gases de escape. Isso leva a problemas no turbocompressor, principalmente nos mancais e anéis de pistão;
  • Tenha cuidado ao ligar ou desligar o motor do veículo. Realizar a aceleração após a partida ou antes de desligá-lo prejudica o turbocompressor e leva ao aquecimento dos mancais. Em um período de longo prazo o turbo pode ter falhas permanentes;
  • É essencial aguardar um período de tempo maior para o motor esfriar antes de realizar o desligamento. Dessa forma, o equipamento sofrerá menos danos;
  • Ao realizar a troca de um turbocompressor, o óleo e filtros também devem ser substituídos. Saiba que os filtros são peças fundamentais para proteção do motor;
  • O procedimento de pré-lubrificação é muito importante e imprescindível para que o turbo seja instalado. Dessa forma, siga de forma rigorosa as orientações apresentadas pelo certificado de garantia que acompanha o Turbo Holset.

Além de todos esses cuidados, assista no vídeo abaixo da Cummins sobre a relevância de comprar um turbo genuíno Holset em uma distribuidora oficial como a nossa para evitar problemas futuros com as suas máquinas.


Como funciona o Turbo Holset HE 200 WG

A linha de turbos Holset HE 200 WG passou pelo processo de nacionalização em 2014. Ela foi criada para ajudar na tendência de reduzir o tamanho dos motores automotivos de 2 a 5 litros sem comprometer o seu desempenho.

Veja no vídeo como esse tipo de turbo funciona:

Com o uso da tecnologia Wastegate, a linha de turbos HE 200 auxilia no segmento comercial leve e oferece melhor eficiência dos estágios, redução do atrito interno e diminui o consumo de combustível. 

Portanto, potencialize os motores das máquinas da sua empresa com toda a qualidade e eficiência oferecida pelos Turbos Holset. Nossa equipe está em constante atualização e são capacitados para ajudar com todas as informações que você precisa dos produtos e serviços técnicos das máquinas.

Agora que você já sabe como os turbocompressores são eficientes para o melhor desempenho do seu motor, entre em contato com os nossos consultores pelo canal de atendimento.

Mais para explorar